Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da guta-percha sobre a biomodulação in vitro de fibroblastos do ligamento periodontal

Processo: 17/00643-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Carla Renata Sipert
Beneficiário:Lucas Tofanello Olivi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Guta-Percha   Biovidro   Biologia celular   Biologia molecular   Teste de biocompatibilidade

Resumo

A guta-percha é consagrada como material de obturação de canais radiculares devido às suas propriedades físicas e biocompatibilidade. A adição de biovidro tem sido proposta com o intuito de se melhorar as propriedades da guta-percha, porém o efeito biomodulador da guta-percha com biovidro ainda não é conhecido. Levando isso em consideração, este projeto tem como objetivo investigar a biomodulação de cones de guta-percha com adição de biovidro em fibroblastos de ligamento periodontal in vitro. Extratos de cones convencionais e contendo biovidro serão preparados em meio de cultura e submetidos a diluição seriada para serem testados quanto à citotoxicidade sobre culturas de fibroblastos de ligamento periodontal humano após 24, 48 e 72 h por meio do método de brometo de 3-(4,5-dimethylthiazol-2-yl)-2,5-difeniltetrazólio (MTT). A menor diluição que não comprometer a viabilidade celular será empregada para novo estímulo por 72 h para extração de RNA. As amostras serão submetidas a RT-qPCR para detecção dos mediadores inflamatórios TNF-±, IL-6 e COX-2 além de colágeno 1 e proteína cementária 1. O conteúdo de cálcio e fósforo no meio condicionado será determinado por métodos colorimétricos. Os dados serão submetidos a análise estatística por meio de ANOVA seguido do teste de Tukey. Serão consideradas significativos valores de p<0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENESES, CLAUDIA BOSIO; GAMBINI, ALESSANDRA FONSECA; OLIVI, LUCAS TOFANELLO; DOS SANTOS, MARCELO; SIPERT, CARLA RENATA. Effect of CPoint, EndoSequence BC, and Gutta-percha Points on Viability and Gene Expression of Periodontal Ligament Fibroblasts. EUROPEAN ENDODONTIC JOURNAL, v. 4, n. 2, p. 57-61, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.