Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise automatizada para avaliação do potencial fisiológico de sementes de soja: comparação da eficiência do novo sistema Vigor-S com testes convencionais

Processo: 16/21594-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Julio Marcos Filho
Beneficiário:Mayara Rodrigues
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sementes   Glycine max   Controle da qualidade

Resumo

O uso de sistemas computadorizados de análise imagens de sementes e/ou plântulas como alternativa para diminuir a subjetividade e aumentar a rapidez da avaliação do potencial fisiológico de sementes tem despertado interesse de profissionais da área de sementes. Um novo sistema de análise automatizada do vigor de sementes, denominado Vigor-S, foi desenvolvido como parte do projeto temático "Análise de imagens na pesquisa em tecnologia de sementes", apoiado pela FAPESP (processo 2006/57900-0). Os resultados iniciais obtidos com o uso desse sistema foram promissores, mas há necessidade da continuidade da pesquisa para comprovar sua eficiência. Diante do exposto, o objetivo do trabalho será comparar a eficiência do sistema Vigor-S para identificação de diferenças de vigor entre lotes de sementes de soja, utilizando, como referência, o sistema de análise automatizada (Seed Vigor Imaging System - SVIS) e testes tradicionalmente recomendados para avaliar o vigor de sementes de soja. A pesquisa será realizada em três épocas experimentais, utilizando-se sementes de dois cultivares (BMX Potência RR e 7166 RSF IPRO), cada um representado por dez lotes com germinação semelhante e diferenças no vigor. Após a determinação do teor de água das sementes, serão conduzidos testes de germinação e de vigor (envelhecimento acelerado, tetrazólio, análise computadorizada de imagens de plântulas - SVIS e Vigor-S - e emergência de plântulas em campo). Os dados obtidos serão submetidos a análise da variância, separadamente para cada cultivar e teste, de acordo com delineamento inteiramente casualizado, com exceção para os de emergência de plântulas em campo, que serão analisados conforme o delineamento blocos ao acaso. As médias serão comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAYARA RODRIGUES; FRANCISCO G. GOMES-JUNIOR; JULIO MARCOS-FILHO. Vigor-S: System for Automated Analysis of Soybean Seed Vigor. JOURNAL OF SEED SCIENCE, v. 42, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.