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Educação em direitos humanos, gênero e sexualidades, e desenvolvimento moral na formação docente: conhecimentos, concepções e condutas de graduandos(as) em pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo

Processo: 17/01381-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Matheus Estevão Ferreira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Desenvolvimento moral   Educação sexual   Estudos de gênero   Professores   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento moral | Direitos Humanos | Educação | Gênero | Sexualidades | Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades

Resumo

A proposta de (re)educação em valores da educação em direitos humanos, estabelecida no país em 2006, com início na infância, tem sido refutada, desvirtuada e/ou ignorada pelos profissionais que, justamente, deveriam exercê-la na escola, particularmente no tocante de duas das temáticas a serem desenvolvidas: gênero e sexualidades. Logo, o objetivo da presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, é investigar se os(as) professores(as) em formação a atuarem na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, estão sendo preparados(as) para trabalhar com a diversidade sexual e de gênero na escola e, a partir dessa primeira constatação, apropriando-se das contribuições do campo da Psicologia Moral e delimitando à abordagem kohlberguiana, verificar se há impedimentos ideológicos, sobretudo morais-religiosos, nesse processo. Utilizar-se-á de três categorias para analisar a formação do(as) graduandos(as): seus conhecimentos, concepções e condutas, e para tal, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação na literatura eleita, documental, para conhecer o que se espera do pedagogo(a) na atuação da educação em direitos humanos conforme os documentos oficiais, e empírica, para a coleta de dados nas referidas categorias e mensuração do desenvolvimento moral dos(as) participantes, por meio de questionário, elaborado e fundamentado na etapa precedente de aplicação de um grupo focal, e da versão adaptada e traduzida do Definig Issues Test 2 (DIT-2). Assim, analisar-se-á os conhecimentos, concepções e condutas comparando suas qualidades com o nível de desenvolvimento moral que apresentam. (AU)

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