Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do gene AhR no desenvolvimento da colite ulcerativa por sulfato sódico de dextrana em modelo animal de inflamação aguda

Processo: 17/04176-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Orlando Garcia Ribeiro Filho
Beneficiário:Bridilla Luiza Colhado Rodrigues
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colite ulcerativa   Inflamação   Controle genético   Sulfato de sódio   Polimorfismo genético   Modelos animais

Resumo

Considerada uma doença inflamatória a colite ulcerativa (UC- do inglês Ulcerative Colitis) é caracterizada por um processo crônico causando lesões da mucosa do cólon e esta correlacionada a um risco aumentado de carcinogênese. A doença envolve fatores ambientais e genéticos sendo conhecida como uma doença multifatorial. Estudos genéticos indicam a associação de variantes do gene Ahr (Aryl Hydrocarbon receptor) que codifica a proteína AHR, cuja função dá-se por meio da resistência ou suscetibilidade em relação às doenças inflamatórias intestinais, como a colite. O modelo de estudo experimental mais eficiente da colite ulcerativa tem sido realizado por meio da ingestão de sulfato sódico de dextrana em animais suscetíveis a inflamação. Os camundongos selecionados geneticamente para alta (AIRmax) ou baixa resposta (AIRmin) inflamatória aguda ao Biogel subcutâneo, além de camundongos BALB/c e C57Bl/6 apresentam comportamentos distintos à ingestão de DSS. Durante o processo seletivo dessas linhagens houve a fixação de alelos d e b1 do gene Ahr em AIRmax e AIRmin, respectivamente, determinando uma diferença na susceptibilidade à carcinogênese de cólon. Esse polimorfismo genético está associado ao alelo Ahrd codificando o receptor de baixa afinidade e ao alelo Ahrb1 que codifica o receptor de alta afinidade. Assim, estudaremos a relação direta entre a resposta ao DSS e a presença dos alelos Ahrd e Ahrb1 em animais selecionados para AIR com estes alelos fixados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLHADO RODRIGUES, BRIDILLA LUIZA; LALLO, MARIA ANETE; PEREZ, ELIZABETH CRISTINA. The Controversial Role of Autophagy in Tumor Development: A Systematic Review. IMMUNOLOGICAL INVESTIGATIONS, v. 49, n. 4 NOV 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.