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Apoio institucional e Educação Permanente em Saúde em uma Região de Saúde do Interior de São Paulo: uma pesquisa intervenção

Processo: 17/05003-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Thalita Caroline Cardoso Marcussi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/15199-5 - Apoio institucional e educação permanente em saúde em uma região de saúde do interior de São Paulo: uma pesquisa intervenção, AP.PP.SUS
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Pesquisa qualitativa   Educação continuada   Pessoal de saúde   Estudos de intervenção   Saúde pública   Política de saúde

Resumo

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos apoiadores municipais da Política Nacional de Humanização (PNH) e articuladores municipais de Educação Permanente em Saúde (EPS) e implementar ações junto aos 24 municípios do Departamento Regional de Saúde III de Araraquara. A pesquisa utilizará o referencial teórico metodológico da Análise Institucional francesa, linha socioclínica. A produção dos dados será realizada em quinze sessões de grupos de discussão com articuladores de EPS e apoiadores da PNH, com periodicidade mensal, intercaladas com três sessões de restituição das análises e 48 entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos. Pretende-se mapear ações, dificuldades, lacunas e ferramentas utilizadas por eles no desenvolvimento de suas funções. Os resultados esperados dizem respeito a apropriação de ferramentas de trabalho pelos apoiadores e articuladores que possam ser utilizadas para fomentar análises junto a coletivos de trabalhadores de saúde dos serviços que compõem a rede municipal na direção da aprendizagem significativa, visando a transformação das práticas de gestão nos territórios, além da possibilidade de melhoria do cuidado prestado à população. (AU)