Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função do TGF-b1 no hipotálamo de animais com diabetes e obesidade induzidos por dieta hiperlipídica

Processo: 16/17810-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliana Pereira de Araujo
Beneficiário:Natália Ferreira Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/22511-8 - Estudo do envolvimento das células da microglia na inflamação hipotalâmica induzida por dieta rica em gordura, BE.EP.DR
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 2   Hipotálamo   Endocrinologia   Inflamação   Obesidade

Resumo

Diabetes é uma doença crônica grave que está associada ao aumento da morbidade e da mortalidade prematura. Sua prevalência vem aumentando exponencialmente nas últimas décadas, tornando-se um problema de saúde pública em vários países. A epidemia global de diabetes é impulsionada pelo aumento da obesidade. O excesso de gordura corporal aumenta o risco de resistência à insulina e intolerância à glicose, além de contribuir com a inflamação de baixo grau, desencadeada, em parte, pela dieta rica em gordura saturada. Quando essa inflamação atinge o hipotálamo, o controle da homeostase energética é prejudicado. Em animais obesos, essas alterações no perfil glicêmico estão associadas, pelo menos em parte, ao aumento dos níveis de TGF-²1 no hipotálamo. Em níveis normais, o TGF-²1 liga-se ao seu receptor e ativa uma cascata de sinalização intracelular, onde várias proteínas da família SMAD são ativadas, resultando na transcrição gênica de várias proteínas importantes para o crescimento e proliferação celular. Na obesidade, o aumento dos níveis de TGF-²1 no hipotálamo, no entanto, leva à formação de grânulos de estresse de RNA, que degradam o RNAm do IkB e promove ativação atípica do NF-kB, resultando na desregulação do sistema ubiquitina-proteassoma e potencializando a resposta inflamatória nessa região cerebral. Acredita-se que esse seja um mecanismo hipotalâmico independente que resulta no fenótipo pró-diabético em pessoas com sobrepeso/obesidade. Os mecanismos moleculares envolvidos nessa desregulação ainda não foram completamente elucidados. Diante disso, a proposta do presente estudo é identificar os efeitos do aumento da expressão de TGF-²1 no hipotálamo sobre a regulação da homeostase glicêmica em resposta à inflamação desencadeada por ácidos graxos saturados. Para isso utilizaremos camundongos Swiss e cultura de neuroesferas expostos à dieta hiperlipídica e ao palmitato, respectivamente. Serão avaliadas proteínas envolvidas com a sinalização do TGF-²1 em resposta aos ácidos graxos, bloqueada a ação do TGF-²1 e verificada a repercussão desse evento sobre a homeostase energética. Para avaliação dos dados encontrados utilizaremos teste t student e análise de variância. O nível de significância adotado será p<0.05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, NATALIA F.; KIM, YOUNG-BUM; VELLOSO, LICIO A.; ARAUJO, ELIANA P. Hypothalamic Microglial Activation in Obesity: A Mini-Review. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 12, NOV 15 2018. Citações Web of Science: 3.
GASPAR, JOANA M.; MENDES, NATALIA FERREIRA; CORREA-DA-SILVA, FELIPE; DE LIMA-JUNIOR, JOSE C.; GASPAR, RODRIGO C.; ROPELLE, EDUARDO R.; ARAUJO, ELIANA P.; CARVALHO, HUMBERTO M.; VELLOSO, LIDO A. Downregulation of HIF complex in the hypothalamus exacerbates diet-induced obesity. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY, v. 73, p. 550-561, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.
MENDES, NATALIA F.; GASPAR, JOANA M.; LIMA-JUNIOR, JOSE C.; DONATO, JR., JOSE; VELLOSO, LICIO A.; ARAUJO, ELIANA P. TGF-beta 1 down-regulation in the mediobasal hypothalamus attenuates hypothalamic inflammation and protects against diet-induced obesity. METABOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL, v. 85, p. 171-182, AUG 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.