Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos das mudanças climáticas na produção de ovos de poedeiras: análise de viabilidade climática para cenários previstos pelo IPCC

Processo: 16/25464-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Danilo Florentino Pereira
Beneficiário:Daniel Sá Freire Lamarca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Avicultura   Lógica fuzzy

Resumo

A temperatura da superfície do planeta está se aquecendo no decorrer dos anos. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), por sua vez reúne pesquisadores de diversos países e áreas de atuação, tendo como objetivo gerar e organizar as informações formulando cenários futuros de variação de temperatura e precipitação, para que seja possível projetar os possíveis impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelas mudanças climáticas. A agropecuária é um dos setores mais influenciado pelas variações do clima (temperatura e precipitação), visto que os processos de produção agrícola e de produção animal, para cada espécie, possuem faixas ideais de clima para obter níveis de produção adequados. Na produção de ovos de poedeiras, verifica-se que atinge diretamente o sistema de produção, tendo destaque para a mortalidade das aves por ondas de calor. Diante do contexto apresentado o objetivo dessa pesquisa é realizar uma análise de viabilidade climática para a produção de ovos de poedeiras no município de Bastos-SP, considerando o impacto gerado pela variável onda de calor na mortalidade das aves, a partir dos cenários climáticos previstos pelo IPCC do relatório AR5. Os cenários serão simulados utilizando um sistema fuzzy, a qual terá como variáveis de entrada a duração em dias e a intensidade das ondas de calor e como única variável de saída a mortalidade. Espera-se que a pesquisa indique aproximadamente, a partir das previsões do IPCC, quando os produtores do município de Bastos-SP que não possuem um sistema de climatização, terão a viabilidade do seu sistema de produção comprometidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMARCA, D. S. F.; PEREIRA, D. F.; MAGALHAES, M. M.; SALGADO, D. D. Climate Change in Layer Poultry Farming: Impact of Heat Waves in Region of Bastos, Brazil. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 20, n. 4, p. 657-664, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAMARCA, Daniel Sá Freire. Impacto de ondas de calor na produção de ovos de poedeiras : sistema de previsão de mortalidade aplicado à cenários do IPCC. 2018. 152 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Engenharia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.