Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro de Pesquisa em Bem-estar e Comportamento Humano

Processo: 17/00738-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Convênio/Acordo: Natura
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Tanja Stefanie Helga Wingenbach
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50282-5 - Positive psychology and neuroscience: translational research to promote well-being and emotional regulation, AP.PCPE
Assunto(s):Emoções

Resumo

O sistema de neurônios-espelho (SNE) consiste em uma rede neuronal ativada durante a execução mas também a observação de certas ações motoras, e acredita-se que auxilie a compreensão das ações, intenções e emoções que observamos nos outros. Porém, o funcionamento do SNE em fases muito precoces do desenvolvimento humano permanece pouco explorado. Dois estudos preliminares ofereceram as primeiras evidências da ativação deste sistema entre os 6 e 12 meses de vida. No entanto, e apesar da sua importância para o desenvolvimento neurocognitivo, permanece por explorar a possibilidade de ativação deste sistema antes dos 6 meses, bem como acompanhar a sua trajetória de funcionamento ao longo do primeiro ano de vida. Além disso, importa testar a relação entre estes indicadores e o desenvolvimento sócio-cognitivo precoce. Para o efeito, os padrões de processamento neuronal de ações motoras (via fNIRS) serão testados em 20 bebês com desenvolvimento típico, avaliados em três momentos - 4, 6 e 8 meses de idade. Adicionalmente, e considerando a hipótese de envolvimento do SNE no desenvolvimento de competências sócio-cognitivas precoces, será estudada a relação entre os padrões de ativação neuronal encontrados e o desempenho em uma tarefa de atenção compartilhada aos 8 meses. Assim, o presente estudo pretende ampliar o conhecimento atual sobre o funcionamento muito precoce do SNE e suas implicações no desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo do primeiro ano de vida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOGGIO, PAULO SERGIO; ALEM GIGLIO, ANA CAROLINA; NAKAO, CAROLINE KIMIE; HELGA WINGENBACH, TANJA STEFANIE; MARQUES, LUCAS MURRINS; KOLLER, SILVIA; GRUBER, JUNE. Writing about gratitude increases emotion-regulation efficacy. JOURNAL OF POSITIVE PSYCHOLOGY, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
WINGENBACH, TANJA S. H.; MORELLO, LETICIA Y.; HACK, ANA L.; BOGGIO, PAULO S. Development and Validation of Verbal Emotion Vignettes in Portuguese, English, and German. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, JUN 14 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.