Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e imobilização de beta-glucosidase de Thermoascus aurantiacus em criogéis supermacroporosos e aplicação em bioprocessos

Processo: 16/17812-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Paula Chequer Gouveia Mol
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):beta-Glucosidase   Imobilização   Cromatografia   Criogéis

Resumo

As beta-glucosidases são enzimas que hidrolisam ligações glicosídicas beta-(1,4) terminais, função essencial a muitos processos biológicos, sendo de grande interesse para a bioquímica e biotecnologia. O objetivo deste trabalho abrange a extração e posterior purificação da ²-glucosidase do fungo termofílico Thermoascus aurantiacus em um suporte supermacroporoso de poliacrilamida produzido em condições criogênicas e modificado quimicamente pela introdução dos grupos iônicos N,N-dimetilaminoetil metacrilamida. Para isso, serão testados diferentes valores de pH e diferentes valores de vazão da fase móvel sobre a atividade específica da enzima purificada. Após a etapa de purificação, será feito um estudo de imobilização da enzima extraída, utilizando o mesmo suporte produzido. Serão determinados os efeitos do pH e da temperatura sobra estabilidade das enzimas livres e imobilizadas, bem como a determinação dos parâmetros cinéticos do modelo de Michaelis-Menten. Finalmente, a performance do sistema contendo as enzimas imobilizadas será testada na hidrólise de isoflavonas e de bagaço de cana de açúcar previamente tratado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOUVEIA MOL, PAULA CHEQUER; ALCANTARA VERISSIMO, LIZZY AYRA; MINIM, LUIS ANTONIO; BOSCOLO, MAURICIO; GOMES, ELENI; DA SILVA, ROBERTO. Production and capture of beta-glucosidase from Thermoascus aurantiacus using a tailor made anionic cryogel. Process Biochemistry, v. 82, p. 75-83, JUL 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.