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Modelagem de um motor de ignição a centelha com injeção direta

Processo: 17/04619-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Antônio Perrella Balestieri
Beneficiário:Mateus Dias Ribeiro
Supervisor no Exterior: David Schmidt
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Massachusetts, Amherst (UMass Amherst), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/10299-9 - Modelagem de spray combustível para aplicação em motores de combustão interna, BP.DR
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional

Resumo

Motores de ignição a centelha com injeção direta (direct injection spark ignition, DISI) tem o potencial de reduzir o consumo específico de combustível e, desta forma, mitigar as emissões de motores de combustão interna de última geração. Assim, o propósito deste projeto é continuar o trabalho desenvolvido durante o projeto de doutorado FAPESP No. 2015/10299-9, no qual, como reportado anteriormente, uma variedade de simulações do spray de gasolina evaporativo "Spray G", proposto pela rede de combustão em motores (Engine Combustion Network, ECN), foi realizada e validada, ao mesmo tempo em que novas simulações de spray e motores estão agendadas. Como próximo passo, os autores pretendem adicionar os modelos de spray previamente estudados no código desenvolvido durante o mestrado do bolsista, durante sua estadia na Universidade de Duisburg-Essen, em Duisburg, Alemanha. Esse código, projetado para simular motores a gasolina convencionais, é baseado na biblioteca OpenFOAM e foi capaz de estimar com sucesso as condições do escoamento e da combustão do motor de Duisburg (JANAS et al., 2015). Dessa maneira, com a adição dos módulos Lagrangeanos, os autores visam realizar simulações de grandes escalas 3D de alta qualidade do escoamento e de todos os fenômenos físicos adjacentes do interior de um motor a gasolina com injeção direta, como a formação da mistura e combustão. No entanto, como os recursos computacionais e laboratoriais atuais da FEG/UNESP são limitados, o bolsista, com o aval dos orientadores local e estrangeiro, está pedindo uma bolsa de estágio em pesquisa no exterior (BEPE) para realizar as tarefas mencionadas durante o período de 1 ano no Laboratório de Escoamentos Multifásicos da Universidade de Massachusetts, em Amherst, MA, EUA. A escolha deste grupo se deve à vasta experiência do Prof. Schmidt na área de simulação de escoamentos multifásicos e aos excelentes recursos de seu laboratório.

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