Busca avançada
Ano de início
Entree

Microestruturas, cinemática e termometria das rochas miloníticas da porção oeste da Zona de Cisalhamento de Taxaquara - região de Pilar do Sul, SP

Processo: 17/08919-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 20 de julho de 2017
Vigência (Término): 06 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Beneficiário:Bruno Vieira Ribeiro
Supervisor no Exterior: Roberto Weinberg
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Monash University, Austrália  
Vinculado à bolsa:16/22051-4 - Microestruturas, cinemática e termometria das rochas miloníticas da porção oeste da zona de cisalhamento de Taxaquara - região de Pilar do Sul, SP, BP.IC
Assunto(s):Termometria   Geologia estrutural

Resumo

A Zona de Cisalhamento de Taxaquara foi uma das primeiras estruturas transcorrentes de relevância regional identificadas no Cinturão Ribeira, tendo sido atribuída a ela grande importância na compartimentação tectônica do Cinturão. Apesar da importância que lhe tem sido atribuida, a Zona de Cisalhamento de Taxaquara tem sido muito pouco abordada em estudos específicos desde a sua definição original há quase meio século. Neste período uma série de novos conceitos e técnicas de investigação surgiram, tornado premente uma reavaliação desta estrutura. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a partir de critérios de campo e microestruturais a cinemática predominante da Zona de Cisalhamento de Taxaquara na região de Pilar do Sul (SP), relacionando temperatura e mecanismos de deformação das rochas miloníticas, através da análise das associações minerais, microestruturas, tramas cristalográficas de eixos-c de quartzo e análises de vorticidade. Os resultados obtidos serão úteis para compreender melhor o Sistema de Zonas de Cisalhamento da Região Sudeste do Brasil.Este estágio de pesquisa na Universidade de Monash (Melbourne, Austrália), terá como objetivo determinar orientação cristalográfica preferencial de quartzo através de medição de eixo-c usando ténicas inovadora como Fabric Analyser. Este método não é utilizado no Brasil e auxiliará em análises posteriores como estudos de vorticidade, e na compreensão da cinemática da zona de cisalhamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, B. V.; FALEIROS, F. M.; CAMPANHA, G. A. C.; LAGOEIRO, L.; WEINBERG, R. F.; HUNTER, N. J. R. Kinematics, nature of deformation and tectonic setting of the Taxaquara Shear Zone, a major transpressional zone of the Ribeira Belt (SE Brazil). TECTONOPHYSICS, v. 751, p. 83-108, JAN 20 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.