Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade de líquidos geradores de espuma e isolantes térmicos em misturas com gasolina.

Processo: 17/04661-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 27 de julho de 2017
Vigência (Término): 26 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Denis Moledo de Souza Abessa
Beneficiário:Gabriela Daniel
Supervisor no Exterior: Susana Patricia Mendes Loureiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:16/04768-9 - Toxicidade de misturas de líquidos geradores de espuma (lgE) e gasolina: contribuição para o estudo dos impactos do incêndio no terminal petroquímico da Ultracargo (Santos, SP, Brasil), BP.MS
Assunto(s):Testes de toxicidade   Impactos ambientais

Resumo

Em casos de incêndios de grandes proporções, o combate ao fogo utilizando apenas água apresenta limitações. Nestes casos, o uso de compostos mais eficientes combinados com a água torna-se necessário, incluindo os Líquidos Geradores de Espuma (LGE) e dos isolantes térmicos. A presença dos princípios ativos destes compostos tem sido reportada nos ecossistemas do mundo todo, no entanto, as informações acerca da toxicidade destas substâncias aos organismos aquáticos ainda são escassas. O presente estudo pretende estimar os efeitos tóxicos causados pelo LGE Ageofoam 2133 e os isolantes térmicos ColdFire (Firefreeze Worldwide Inc.) e F-500 Fire Supressing agente isolados ou combinados com gasolina. A escolha pela avaliação de misturas com a gasolina originou-se pelo fato de que as emergências de incêndio são muitas vezes relacionadas a este composto. Os testes serão realizados considerando os efeitos tóxicos para Daphnia similis. Os resultados obtidos com as substâncias isoladas fornecerão a CE50-48h para cada substância, que servirá para o estabelecimento do desenho experimental aos testes com as misturas. Esta análise irá aplicar diferentes combinações das substâncias, considerando suas respectivas Unidades Tóxicas (UT). As avaliações de toxicidade das misturas e a identificação de modelos de interação fornecerão informações para a regulação do uso dos LGE e isolantes térmicos e assim contribuirão para o aprimoramento da gestão e a proteção do meio ambiente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL, GABRIELA; SILVA, ANA RITA R.; DE SOUZA ABESSA, DENIS MOLEDO; LOUREIRO, SUSANA. Fire Suppression Agents Combined with Gasoline in Aquatic Ecosystems: A Mixture Approach. Environmental Toxicology and Chemistry, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.