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A materialidade do mundo dos mortos nas representações iconográficas da cerâmica ática do período clássico

Processo: 16/25635-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Camila Diogo de Souza
Beneficiário:Bruno dos Santos Menegatti
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Grécia   Iconografia   Cerâmica (arte)

Resumo

O presente projeto visa analisar as representações iconográficas do mundo dos mortos presentes na produção cerâmica ática (Atenas), do final do Período Arcaico, até o início do Período Helenístico. Tal estudo pretende focar nas imagens do mito de Orfeu, devido às suas características essencialmente relacionadas com as concepções de morte e às relações entre os vivos e o mundo dos mortos. Nossa proposta de análise iconográfica considera, tanto suas singularidades cronológicas, formais (morfologia), técnicas (matéria-prima e processo de fabricação) e estilísticas da produção cerâmica da região, quanto seus aspectos iconológicos, isto é, as representações de figuras personificadas em cenas mitológicas relacionadas com o mundo dos mortos e seus significados sociais. Além disso, objetivamos discutir a análise da cultura material visual em relação ao seu contexto arqueológico, ou seja, em contexto funerário, a fim de compreender seu contexto de produção e consumo e refletir sobre as funções, os significados e as implicações das representações imagéticas do mundo dos mortos na sociedade ateniense do Período Clássico enquanto formas de expressões sociais e culturais do mundo dos vivos. (AU)