Busca avançada
Ano de início
Entree

Caudofoveata (Mollusca, Aplacophora) do nordeste brasileiro: taxonomia, distribuição e aspectos ecológicos

Processo: 17/01081-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Flávio Dias Passos
Beneficiário:Marcel Sabino Miranda
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/17718-5 - As faunas de mar profundo do Atlântico Norte e sul estão conectadas? um estudo baseado na taxonomia dos aplacóforos caudofoveados (Mollusca), BE.EP.DR
Assunto(s):Alagoas   Sistemática   Sergipe   Ecologia   Malacologia   Biogeografia

Resumo

Os aplacóforos são moluscos conhecidos por possuírem o corpo alongado e coberto por espículas (também conhecidos como escleritos). Um de seus dois grupos, os Caudofoveata, é caracterizado por não possuir pé e pela presença do disco oral na região anterior. Eles são característicos de grandes profundidades oceânicas e em algumas regiões podem ser dominantes ecologicamente e importantes na estrutura das comunidades bentônicas. Por outro lado, assim como ocorre para outros moluscos de mar profundo, os Caudofoveata são muito pouco conhecidos quanto à sua diversidade, taxonomia, ecologia e biogeografia, especialmente para o Oceano Atlântico Sul. Recentemente, uma grande amostragem de Caudofoveata foi feita na costa nordeste do Brasil, uma região particular do Atlântico sudoeste, uma vez que possui uma plataforma continental bastante rasa e estreita. Adicionalmente, uma série de variáveis ambientais do local também foram obtidas, permitindo a análise de aspectos ecológicos, que serão estudados em conjunto nesse projeto. Cada um dos morfotipos encontrados será estudado através de técnicas de microscopia eletrônica, visando detalhes dos caracteres dos escleritos, da rádula e do corpo. A partir da verificação de novas ocorrências para a costa brasileira e da descrição de espécies ainda desconhecidas para a ciência, e comparando essa fauna de Caudofoveata com as de outras regiões do Oceano Atlântico, as distribuições batimétrica e geográfica dessas espécies serão analisadas, produzindo informações importantes sobre a diversidade taxonômica e ecológica de um grupo importante e muito pouco conhecido da fauna de grandes profundidades da costa brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCCI FREITAS, ANDRE VICTOR; MIRANDA, MARCEL SABINO; PASSOS, FLIVIO DIAS. Land snails of the Fernando de Noronha archipelago, Brazil. AMERICAN MALACOLOGICAL BULLETIN, v. 37, n. 2, p. 66-69, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
FLÁVIO DIAS PASSOS; MARCEL SABINO MIRANDA; PAULO VINICIUS FERRAZ CORRÊA. Synopsis of the knowledge on the Brazilian aplacophorans (Mollusca: Caudofoveata & Solenogastres). Biota Neotropica, v. 19, n. 1, p. -, 2019.
PASSOS, FLAVIO DIAS; MIRANDA, MARCEL SABINO; FERRAZ CORREA, PAULO VINICIUS. Synopsis of the knowledge on the Brazilian aplacophorans (Mollusca: Caudofoveata & Solenogastres). Biota Neotropica, v. 19, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.