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Variações de Carmen: a transposição da concepção de amor nas obras de Bizet e Stromae

Processo: 17/02438-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
Beneficiário:Melissa Marangoni Melchiori
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Canção   Gêneros textuais

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa analisar o processo de transmodalização intermodal da ária Habanera, presente na ópera Carmen (1875) de Bizet, para o vídeo clipe Carmen (2015) do cantor Stromae. Para a realização desta pesquisa, serão investigados os seguintes conceitos teóricos: gêneros textuais, a partir de Bakhtin (2010), Koch e Elias (2012) e Marcuschi (2008); conceitos de multimodalidade, Dionisio (2010), Lebrun, Lacelle e Butin (2010) conceito de transmodalização intermodal, Genette (1982) e, para a intermidialidade, Gaudrault e Marion (2012). Por fim, sobre a ária e a canção, Tatit (1997) e Valente (2003) e para o vídeo clipe, Muanis (2012) e Machado (1988). (AU)