Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de elementos-traço na geração de biogás a partir do tratamento de águas residuárias

Processo: 16/24526-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Loureiro Garcia
Beneficiário:Lauren Nozomi Marques Yabuki
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06246-7 - Aplicação do conceito de biorrefinaria a estações de tratamento biológico de águas residuárias: o controle da poluição ambiental aliado à recuperação de matéria e energia, AP.TEM
Assunto(s):Águas residuárias   Reatores anaeróbios   Biogás   Bioenergia   Tratamento biológico de águas residuárias

Resumo

ResumoAtualmente, a sociedade vive uma série de desafios como o aquecimento global, agravado pela emissão dos gases oriundos da queima de combustíveis fósseis para a geração de energia, e a poluição ambiental. Em face da crescente demanda energética, é necessário o intenso desenvolvimento das fontes de energia alternativas a fim de minimizar os problemas ambientais já existentes. Dentro desse contexto, tem sido proposto um complexo fabril semelhante a uma refinaria de petróleo, chamado de "biorrefinaria" capaz (i) de produzir bioenergia, biocombustíveis, e vários tipos de produtos de alto valor agregado e (ii) de promover o controle da poluição ambiental de recursos hídricos. Durante o processo biológico anaeróbio de conversão dos constituintes, sobretudo a matéria orgânica, para os produtos finais desejados, é importante a identificação dos elementos traço e suas respectivas concentrações, pois estes podem exercer uma influência direta no desempenho da biotecnologia. Este projeto de pesquisa de pós-doutorado tem o objetivo de viabilizar metodologias para a determinação de elementos traços nos reatores anaeróbios no âmbito do Projeto Temático vinculado, a fim de que esta caracterização dos elementos traço possa contribuir para a maximização da produção de energia, especialmente na forma de biogás. Palavras-chave: águas residuárias, bioenergia, biogás, elementos traço, reatores anaeróbios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, ELIS WATANABE; DE GODOI, LEANDRO AUGUSTO GOUVEA; YABUKI, LAUREN NOZOMI MARQUES; BRUCHA, GUNTHER; DAMIANOVIC, MARCIA HELENA RISSATO ZAMARIOLLI. Sulfate and metal removal from acid mine drainage using sugarcane vinasse as electron donor: Performance and microbial community of the down-flow structured-bed bioreactor. Bioresource Technology, v. 330, . (15/06246-7, 16/24526-0)
YABUKI, L. N. M.; QUELUZ, J. G. T.; GARCIA, M. L.. Assessment of phase distribution and removal of metals in anaerobic digesters. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 19, n. 1, p. 463-474, . (15/06246-7, 17/18075-8, 16/24526-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.