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Aplicação da bateria MTL-Brasil em indivíduos normais com baixa escolaridade

Processo: 16/14413-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Karin Zazo Ortiz
Beneficiário:Daniela Aiko Akashi
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolaridade   Cognição   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:baixa escolaridade | Bateria Mtl-Brasil | indivíduos normais | Distúrbios da Comunicação Humana

Resumo

As funções cognitivas, dentre elas a linguagem, sofrem a interferência da escolaridade. Especificamente em relação à linguagem, foram observadas diferenças em tarefas envolvendo a compreensão oral e a compreensão escrita, nomeação, fluência verbal, entre outras. As diferenças no comportamento linguístico da população saudável, devem ser consideradas durante a avaliação da linguagem em indivíduos com distúrbios da comunicação. No Brasil, estudos previamente realizados com os testes MT Beta-86 Modificado e na M1-Alpha, mostraram que a escolaridade interfere no desempenho linguístico. Tais testes foram recentemente substituídos por uma versão revista e atualizada da Bateria Montreal - Toulouse e originaram a Bateria MTL- Br. Apesar desta bateria ter sido publicada com dados normativos e com estudo psicométrico completo, não há normas para indivíduos com baixo grau de letramento (1-4 anos de estudo). OBJETIVOS: Verificar a influência da baixa escolaridade nas tarefas linguísticas da bateria MTL-Br e obter dados que possam ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de indivíduos cérebro-lesados de baixo grau de letramento. MATERIAL E MÉTODO: Serão selecionados 30 indivíduos normais de baixa escolaridade, de um a quatro anos de estudo, com idade entre 19 e 60 anos, de ambos os sexos. Todos serão submetidos à aplicação da bateria MTL-Br, que será aplicada estritamente segundo as normas publicadas no instrumento e o registro será realizado nas folhas da própria bateria. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELA AIKO AKASHI; KARIN ZAZO ORTIZ. Avaliação formal da linguagem em indivíduos normais com baixa escolaridade. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 3, p. 284-291, . (16/14413-3)

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