Busca avançada
Ano de início
Entree

Observação in situ de ligas de Ti no estado semissólido via microscopia confocal de varredura a laser

Processo: 17/07040-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Kaio Niitsu Campo
Supervisor no Exterior: Rian Johannes Dippenaar
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Wollongong (UOW), Austrália  
Vinculado à bolsa:13/24786-3 - Tixoconformação de ligas de titânio: aplicação aos sistemas Ti-Cu, Ti-Fe e Ti-Co, BP.DR
Assunto(s):Tixoconformação   Microestruturas   Ligas de titânio

Resumo

Há um grande interesse em técnicas alternativas para conformação de ligas de Ti devido a dificuldades associadas com processos de fabricação convencionais. Problemas típicos da conformação plástica e fundição podem incluir: custo e desgaste elevados de ferramental e matrizes, alta reatividade com material do molde, oxidação e contração na solidificação. Uma abordagem que visa superar tais dificuldades envolve a tixoconformação, uma rota importante do processamento semissólido que abrange a conformação de ligas parcialmente fundidas. O sucesso da tixoconformação depende fortemente da morfologia da fase sólida remanescente, que deve ser globular. Por isso, a compreensão dos mecanismos envolvidos na formação da fase sólida e engrossamento da mesma durante o tratamento isotérmico é de suma importância. Dessa forma, o objetivo deste projeto é fornecer uma ampla avaliação microestrutural de ligas de Ti especificamente projetadas para tixoconformação. Para tal, as transformações de fase e as alterações microestruturais/morfológicas no estado semissólido serão caracterizadas in situ por meio de Microscopia Confocal de Varredura a Laser de Alta Temperatura (HT-LSCM). Os resultados a serem obtidos serão bastante úteis por permitirem a comparação direta com a caracterização ex situ já realizada. Além disso, os processos de fusão e solidificação analisados via HT-LSCM complementarão as análises feitas por DSC e simulação termodinâmica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPO, KAIO NIITSU; DE FREITAS, CABO CHAUSSE; MOON, SUK-CHUN; DIPPENAAR, RIAN; CARAM, RUBENS. In-situ microstructural observation of Ti-Cu alloys for semi-solid processing. MATERIALS CHARACTERIZATION, v. 145, p. 10-19, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.