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Implicações do Discurso do Déficit e internações involuntárias e compulsórias de usuários de drogas: um estudo de caso

Processo: 17/05171-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 28 de agosto de 2017
Vigência (Término): 24 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Clarissa Mendonca Corradi Webster
Beneficiário:Cristiana Nelise de Paula Araujo
Supervisor no Exterior: Sheila Mcnamee
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of New Hampshire (UNH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/22929-7 - Sentidos construídos com familiares de usuários de drogas sobre a internação involuntária ou compulsória, BP.MS
Assunto(s):Saúde mental   Família

Resumo

Autores construcionistas sociais apontam o crescimento do Discurso do Déficit na área da saúde mental, que enfatiza as falhas contidas no sujeito, e a necessidade de refletir sobre as práticas de cuidado em saúde sustentadas por este discurso. Assim, propomos este estágio científico, que objetiva apresentar e discutir um estudo de caso, dando visibilidade ás implicações do Discurso do Déficit no processo de busca pela internação involuntária e compulsória de usuários de drogas. Para isto, foi realizada entrevista semiestruturada com uma mãe que havia solicitado 23 internações involuntárias e cinco compulsórias para seu filho usuário de drogas e foram elaboradas notas de campo. O corpus será analisado por meio da epistemologia construcionista social, buscando identificar o Discurso do Déficit, quais seus efeitos e também problematizá-los. Dessa maneira, acreditamos que este estágio pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento da reflexão sobre os discursos que sustentam as internações forçadas, sobretudo porque a Profa. McNamee é uma das principais estudiosas do construcionismo social e do Discurso do Déficit. Para auxiliar na análise dos dados serão realizadas reuniões supervisionadas, duas disciplinas intituladas "Communication, Identity, and Addiction" e "Social Construction" e acesso a literatura pertinente disponibilizada pela Universidade de New Hampshire.

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