Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo da autogravidade do disco de planetesimais no Modelo de Nice e a formação dinâmica do cinturão de Kuiper

Processo: 17/09919-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Ernesto Vieira Neto
Beneficiário:Rafael Ribeiro de Sousa
Supervisor: Alessandro Morbidelli
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa: Observatoire de la Côte d'Azur (OCA), França  
Vinculado à bolsa:15/15588-9 - A estabilidade na evolução dinâmica do Sistema Solar via Modelo de Nice, BP.DR
Assunto(s):Sistema solar   Dinâmica orbital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autogravidade do Disco de Planetesimais | cinturão de Kuiper | Formação dinâmica do Sistema Solar | Modelo de Nice | Sistema Solar | Tempo de instabilidade dos planetas gigantes | Dinâmica Orbital

Resumo

Por três seculos astrônomos e matemáticos tem estudado o problema da formação e evolução do nosso Sistema Solar. Uma das formas de estudar a formação do Sistema Solar é através de simulações numéricas. O modelo de Nice é um modelo científico para descrever a evolução dinâmica do Sistema Solar pela simulação do problema gravitacional de N corpos. O modelo de Nice explica alguns vínculos observacionais do Sistema Solar atual como os elementos keplerianos dos planetas gigantes, a captura de satélites e troianos de Júpiter e Netuno, a evolução secular dos planetas terrestres e a evolução do cinturão principal de asteroides. No entanto, duas importantes características do Sistema Solar ainda estão em aberto: O tempo de instabilidade e a formação do cinturão de Kuiper. Além disso, as simulações do modelo de Nice tratam apenas as interações entre os planetas e entre os planetas e os planetesimais, mas elas não consideram a interação entre os planetesimais, isto é a autogravidade do disco de planetesimais. A proposta deste projeto é incluir a autogravidade do disco de planetesimais dentro das principais fases dinâmicas descritas no modelo de Nice para estudar suas implicações no tempo de instabilidade e a formação dinâmica do cinturão de Kuiper.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, RAFAEL DE SOUSA; MORBIDELLI, ALESSANDRO; RAYMOND, SEAN N.; IZIDORO, ANDRE; GOMES, RODNEY; VIEIRA NETO, ERNESTO. Dynamical evidence for an early giant planet instability. ICARUS, v. 339, . (16/24561-0, 15/15588-9, 16/19556-7, 17/09919-8, 16/12686-2)
DE SOUSA, RAFAEL RIBEIRO; GOMES, RODNEY; MORBIDELLI, ALESSANDRO; NETO, ERNESTO VIEIRA. Dynamical effects on the classical Kuiper belt during the excited-Neptune model. ICARUS, v. 334, p. 89-98, . (15/15588-9, 17/09919-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.