Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da fragilidade ambiental do município de Mogi Guaçu, SP

Processo: 16/23987-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Moschini
Beneficiário:Danilo Ferreira Do Amaral
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento ambiental   Serviços ambientais   Fragilidade ambiental   Degradação ambiental   Recursos naturais   Sistema de informação geográfica (SIG)   Sensoriamento remoto   Cobertura vegetal   Mogi-Guaçu (SP)

Resumo

Atualmente, o crescimento populacional tem apresentado desafios para a sociedade em relação à disponibilidade e qualidade de recursos vitais para a população. Processos de ocupação humana intensificam a degradação ambiental e serviços ecossistêmicos, como provisão de água e alimento, sofrem perdas qualitativas e quantitativas resultantes de ações em benefício do lucro econômico que negligenciam a conservação ambiental. O uso racional da terra busca nivelar as necessidades dos recursos naturais e as necessidades de produção de alimentos e energia. Esta ação tem buscado pela difusão de conceitos e técnicas de conservação e manejo adequadas que visam reduzir as ações negativas sobre os ecossistemas afim de proteger os compartimentos do solo, da água, do ar e dos organismos vivos. Afim de identificar as potencialidades dos recursos naturais, o uso da tecnologia de Sistema de Informações Geográfica (SIG), aliado ao sensoriamento remoto, apresenta-se como alternativa eficaz para favorecer a caracterização ambiental de uma região e a elaboração de um banco de dados espaciais de qualidade que possam subsidiar a formação de uma estratégia local. Através da classificação das características físicas e do uso e cobertura vegetal apoiada na metodologia proposta por Ross (1994), o presente trabalho tem como objetivo analisar a fragilidade ambiental do município de Mogi Guaçu (SP) utilizando o software ArcGIS 10.3.1 para aplicar a lógica fuzzy nas classes das características físicas e do uso e cobertura vegetal, que poderá contribuir na elaboração de um planejamento ambiental mais adequado para o município.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVISAN, DIEGO PERUCHI; BISPO, POLYANNA DA CONCEICAO; ALMEIDA, DAYANA; IMANI, MARYAM; BALZTER, HEIKO; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO. Environmental vulnerability index: An evaluation of the water and the vegetation quality in a Brazilian Savanna and Seasonal Forest biome. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 112, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.