Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de quebra da invariância de Lorentz com astropartículas

Processo: 17/03680-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Luiz Vitor de Souza Filho
Beneficiário:Humberto Martínez Huerta
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/15897-1 - Cherenkov Telescope Array - CTA, AP.TEM
Assunto(s):Astrofísica de partículas   Raios cósmicos   Transformação de Lorentz   Covariância de Lorentz   Observatório Cherenkov Telescope Array

Resumo

Propomos investigar as potencialidades do CTA em detectar um sinal de quebra de invariância de Lorentz. Este projeto está focado na modelagem do sinal de fundo com o objetivo de buscar pelas melhores fontes candidatas e as melhores técnicas de análise. Antes que o CTA comece a tomar dados, trabalharemos em técnicas de análise combinada dos resultados de diferentes experimentos em funcionamento (Fermi, \hess, MAGIC, VERITAS, AMS-02 etc.). A ideia é melhorar os limites impostos usando uma combinação dos resultados de todos os experimentos e ao mesmo tempo iniciar as propostas para análises semelhantes usando os dados do CTA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANG, RODRIGO GUEDES; MARTINEZ-HUERTA, HUMBERTO; DE SOUZA, VITOR. Improved limits on Lorentz invariance violation from astrophysical gamma-ray sources. Physical Review D, v. 99, n. 4 FEB 28 2019. Citações Web of Science: 2.
LANG, RODRIGO GUEDES; MARTINEZ-HUERTA, HUMBERTO; DE SOUZA, VITOR. Limits on the Lorentz Invariance Violation from UHECR Astrophysics. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 853, n. 1 JAN 20 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.