Busca avançada
Ano de início
Entree

(Re)Conectando os nexos: experiências e aprendizados de jovens brasileiros sobre alimentos-água-energia.

Processo: 17/02756-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mauricio Cesar Delamaro
Beneficiário:Jaqueline Brandão Crepaldi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50226-0 - (Re)connect the nexus: young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy, AP.TEM
Assunto(s):Análise multivariada

Resumo

As relações entre os recursos hídricos, energéticos e alimentos tem sido objeto de intenso estudo por parte da comunidade científica mundial, compondo o chamado "nexo água-energia-alimento". Essa área de pesquisa se justifica pelo fato destes recursos serem fundamentais para o desenvolvimento sustentável, e estarem sujeitos a pressões de mesma natureza (por exemplo, pressões demográficas, econômicas e climáticas). Além destes fatores, a complexidade do nexo é aumentada pela interdependência entre os setores produtores destes recursos. Observa-se uma necessidade real de se entender a percepção, a vivência e o aprendizado das pessoas, os usuários finais destes recursos, sobre as interrelações entre eles. Esse entendimento possibilita abordar questões cruciais, como a igualdade de acesso, a resiliência às pressões sobre os recursos e o papel da educação na resposta às necessidades e aspirações das diversas comunidades.O projeto (Re)Connect the Nexus foi proposto para contribuir com o entendimento do papel do jovem nas questões relacionadas ao nexo água-energia-alimento. A faixa etária estudada foi definida considerando que crianças acima de 10 anos e jovens até 24 anos são o principal público-alvo de programas de educação, principalmente o Educação para a Sustentabilidade, e também pela maior capacidade reflexiva e de envolvimento desta faixa etária em relação a crianças mais novas.Com o apoio dos alunos de iniciação científica (IC), o(a) pós-doutorando(a) realizará uma análise preliminar sobre as informações obtidas por meio de procedimentos estatísticos, a serem apresentadas à equipe de pesquisa e discutidas. Posteriormente, realizará testes e análises adicionais, em colaboração com o(a) pós-doutorando(a) estrangeiro(a). O(a) pós-doutoando(a) trabalhará em um papel de apoio durante as entrevistas qualitativas e atividades de oficina, fornecendo apoio na identificação e contato com escolas, faculdades, grupos comunitários e outras organizações para garantir uma amostra adequada, bem como na organização de workshops. Deverá apoiar a coordenação do projeto na supervisão do upload das transcrições das entrevistas para o software a ser usado para análise de conteúdo e executar o tratamento de dados necessário para ele, bem com na elaboração de relatórios preliminares colaborativos com resultados, informando a análise iterativa contínua para toda a equipe do projeto.Com o apoio dos alunos de iniciação científica (IC), o(a) pós-doutorando(a) realizará uma análise preliminar sobre as informações obtidas por meio de procedimentos estatísticos, a serem apresentadas à equipe de pesquisa e discutidas. Posteriormente, realizará testes e análises adicionais, em colaboração com o(a) pós-doutorando(a) estrangeiro(a). O(a) pós-doutoando(a) trabalhará em um papel de apoio durante as entrevistas qualitativas e atividades de oficina, fornecendo apoio na identificação e contato com escolas, faculdades, grupos comunitários e outras organizações para garantir uma amostra adequada, bem como na organização de workshops. Deverá apoiar a coordenação do projeto na supervisão do upload das transcrições das entrevistas para o software a ser usado para análise de conteúdo e executar o tratamento de dados necessário para ele, bem com na elaboração de relatórios preliminares colaborativos com resultados, informando a análise iterativa contínua para toda a equipe do projeto.Com o apoio dos alunos de iniciação científica (IC), o(a) pós-doutorando(a) realizará uma análise preliminar sobre as informações obtidas por meio de procedimentos estatísticos, a serem apresentadas à equipe de pesquisa e discutidas. Posteriormente, realizará testes e análises adicionais, em colaboração com o(a) pós-doutorando(a) estrangeiro(a). O(a) pós-doutoando(a) trabalhará em um papel de apoio durante as entrevistas qualitativas e atividades de oficina, fornecendo apoio na identificação e contato com escolas, faculdades e outras organizações para garantir amostra adequada.