Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos de solos da geleira Collins (Antártica): avaliação da diversidade e resistência à radiação UV

Processo: 15/25170-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lara Durães Sette
Beneficiário:Juliana Aparecida dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Antártica   Biotecnologia   Fungos

Resumo

A retração da frente de geleiras é frequentemente considerada como um sinal evidente de aquecimento global. Os solos de geleiras abrigam uma comunidade microbiana ativa de decompositores e frente à retração contínua das geleiras, o solo passa a representar um gradiente de fatores físicos, químicos e biológicos que refletem as mudanças regionais ao longo do tempo. A micologia antártica é uma ciência relativamente recente e pouco se conhecer sobre a natureza biológica desse grupo de micro-organismos. Neste contexto, o presente trabalho é parte dos projetos FAPESP 2013/19486-0 e PROANTAR/CNPq MICROSFERA e tem como objetivo principal conhecer a diversidade de fungos (utilizando métodos dependentes e independentes de cultivo) de diversas amostras de solo de recuo da geleira Collins (Península Fildes, Ilha Rei George), bem como avaliar a estrutura da comunidade de fungos e correlacioná-la à composição dos solos amostrados. Em adição, serão realizados estudos sobre a resistência dos isolados à radiação ultravioleta (UV). O estudo de fungos derivados de amostras de recuo de geleira Antártica podem levar à descoberta de novas espécies e de compostos de aplicação em diversos setores de importância econômica, além de uma maior compreensão da biodiversidades habitadas nesses ambientes. A condução do presente projeto poderá também resultar em dados inovadores relacionados com a resistência à radiação UV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JULIANA APARECIDA; MEYER, EDENILSON; SETTE, LARA DURAES. Fungal Community in Antarctic Soil Along the Retreating Collins Glacier (Fildes Peninsula, King George Island). MICROORGANISMS, v. 8, n. 8 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.