Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação, caracterização e ensaios biológicos de biomateriais poliméricos doadores de óxido nítrico

Processo: 17/05029-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Amedea Barozzi Seabra
Beneficiário:Milena Trevisan Pelegrino
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   S-nitrosotióis   Quitosana   Óxido nítrico   Hidrogéis

Resumo

Os S-nitrosotióis (RSNOs) são uma classe de doadores de óxido nítrico (NO) que desempenham importantes ações biológicas como o controle da dilatação dos vasos sanguíneos, desempenham ações antioxidantes, antitumorais, antimicrobianas, promoção e aceleração da cicatrização cutânea e regeneração tecidual da pele, cartilagem, mucosa e globo ocular. Os RSNOs atuam como reservatórios de NO in vivo, preservando suas ações fisiológicas. Nos últimos anos, a combinação de RSNOs e biomateriais representa uma estratégia promissora para aumentar a eficácia terapêutica desses doadores de NO. Nesse contexto, o projeto tem como principal objetivo a preparação de RSNOs e sua incorporação em nanopartículas e hidrogéis biocompatíveis. Os RSNOs serão incorporados em nanopartículas de quitosana, revestidas com ácido hialurônico, visando aplicações alvo-dirigidas em tecidos tumorais. A quitosana é um biopolímero biocompatível e biodegradável que pode ser usada na confecção de nanopartículas para a liberação controlada de ativos. O ácido hialurônico também é um biopolímero usado em nanomedicina no revestimento de partículas para direcionamento das mesmas em tecidos tumorais. Além disso, o projeto objetiva a preparação de hidrogéis sensíveis a estímulos externos, como a temperatura e a luz, contendo RSNOs livres ou encapsulados, para aplicações biomédicas, destacando-se a regeneração tecidual da pele. O projeto envolve a preparação, caracterização de nanopartículas e hidrogéis doadores de NO, medidas cinéticas de liberação de NO a partir dos mesmos e ensaios biológicos para investigações dos mecanismos de ações dos materiais preparados. Espera-se obter novos biomateriais com grande apelo em aplicações biomédicas, destacando-se ações antitumorais e regeneração tecidual da pele. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES-OLIVEIRA, PATRICIA JULIANA; GOMES, DIEGO GENUARIO; PELEGRINO, MILENA TREVISAN; BIANCHINI, EDMILSON; PIMENTA, JOSE ANTONIO; STOLF-MOREIRA, RENATA; SEABRA, AMEDEA BAROZZI; OLIVEIRA, HALLEY CAIXETA. Effects of nitric oxide-releasing nanoparticles on neotropical tree seedlings submitted to acclimation under full sun in the nursery. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, NOV 22 2019. Citações Web of Science: 0.
PELEGRINO, MILENA T.; LIMA, BRUNA DE ARAUJO; DO NASCIMENTO, MONICA H. M.; LOMBELLO, CHRISTIANE B.; BROCCHI, MARCELO; SEABRA, AMEDEA B. Biocompatible and Antibacterial Nitric Oxide-Releasing Pluronic F-127/Chitosan Hydrogel for Topical Applications. POLYMERS, v. 10, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 6.
PELEGRINO, MILENA T.; SEABRA, AMEDEA B. Chitosan-Based Nanomaterials for Skin Regeneration. AIMS MEDICAL SCIENCE, v. 4, n. 3, p. 352-381, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180002325 - Universidade Federal do ABC (UFABC) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 04 de janeiro de 2018