Busca avançada
Ano de início
Entree

Esclerose Lateral Amiotrófica: estudo dos mecanismos associados a efeitos da carnosina

Processo: 16/24761-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 29 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marisa Helena Gennari de Medeiros
Beneficiário:Ana Helena Sales de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Moléculas bioativas   Esclerose amiotrófica lateral   Carnosina   Aldeídos   Oxirredução   Modelos animais

Resumo

Uma das metas centrais do CEPID-Redoxoma é estudar a reatividade química de intermediários redox em ambientes biológicos e consequente mudanças na estrutura e função de biomoléculas. Entender como cada intermediário redox reage com biomoléculas específicas e os efeitos resultantes destas reações são conhecimentos essenciais para a concepção de biomarcadores e de possíveis reguladores do balanço redox. O nosso grupo estuda os mecanismos de formação, detoxificação e reação com biomoléculas de aldeídos reativos endógenos e exógenos. Recentemente, caracterizamos e quantificamos um novo metabólito da reação de acroleína com carnosina e desenvolvemos metodologia ultra-sensível baseada em LC/MS/MS para a sua detecção in vivo. Este projeto propõe dar continuidade a esses estudos através da investigação dos mecanismos e da ação de carnosina na detoxificação de aldeídos reativos em ratos transgênicos modelo para Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS) e sua possível ação terapêutica. Esse estudo justifica-se por estudos preliminares do nosso grupo, onde observamos cerca de 30% de aumento na sobrevida e melhora clínica dos animais ALS tratados com carnosina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, VICTOR H.; OLIVEIRA, ANA H. S.; DE OLIVEIRA, LUANA F.; DA SILVA, RAFAEL P.; DI MASCIO, PAOLO; GUALANO, BRUNO; ARTIOLI, GUILHERME G.; MEDEIROS, MARISA H. G. Exercise and beta-alanine supplementation on carnosine-acrolein adduct in skeletal muscle. REDOX BIOLOGY, v. 18, p. 222-228, SEP 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.