Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de endocanabinóides na modulação de células de papila apical humana in vitro

Processo: 17/01737-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carla Renata Sipert
Beneficiário:Claudia Caroline Bosio Meneses
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/21869-9 - Papel dos endocanabinóides na modulação de células de papila apical: estudo in vitro, BE.EP.DR
Assunto(s):Biologia celular   Mediadores da inflamação   Imunidade inata

Resumo

As células da papila apical (CPA) possuem influência direta sob a formação radicular durante o desenvolvimento dental, atuando como fonte de células sintetizadoras de dentina. Se um processo patológico pulpar se instalar antes que a rizogênese se complete, há possibilidade de necrose pulpar e interrupção da formação radicular. Apesar dessa relação de causa/efeito ser conhecida, os mecanismos moleculares envolvidos no processo de interrupção da rizogênese e sua relação com as CPA ainda não foram esclarecidos. Dentre os mediadores potencialmente envolvidos neste processo, pode-se citar os endocanabinóides (eCBs), que atuam na modulação de diversas atividades celulares. O objetivo deste estudo é elucidar o papel dos eCBs nos mecanismos moleculares envolvidos com alterações fenotípicas e funcionais de CPA in vitro. Culturas de CPA serão obtidas e caracterizadas a partir de terceiros molares hígidos com rizogênese incompleta. As células serão submetidas a ensaio de viabilidade através de exposição a concentrações crescentes de lipopolissacarídeo (LPS). As CPA serão então submetidas a estímulo com LPS em meio de proliferação (MP) e de diferenciação (MD), para detecção de produção do sistema enzimático dos eCBs e expressão de seus receptores (CB1 e CB2). A influência destes receptores na modulação celular será analisada através de bloqueio farmacológico. Será avaliado o papel de CB1 e CB2 na diferenciação celular e modulação da reabsorção óssea inflamatória induzida por LPS. A análise estatística será realizada utilizando Análise de Variância (ANOVA) seguida de pós-teste de Tukey ou teste t de Student. Os níveis de significância serão determinados com p<0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENESES, CLAUDIA BOSIO; GAMBINI, ALESSANDRA FONSECA; OLIVI, LUCAS TOFANELLO; DOS SANTOS, MARCELO; SIPERT, CARLA RENATA. Effect of CPoint, EndoSequence BC, and Gutta-percha Points on Viability and Gene Expression of Periodontal Ligament Fibroblasts. EUROPEAN ENDODONTIC JOURNAL, v. 4, n. 2, p. 57-61, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.