Busca avançada
Ano de início
Entree

Origem e macroevolução dos Booidea (Squamata, Serpentes) utilizando aspectos filogenéticos e análise de reconstrução de áreas ancestrais

Processo: 17/00845-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Annie Schmaltz Hsiou
Beneficiário:Silvio Yuji Onary Alves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução animal   Biogeografia   Boidae

Resumo

A superfamília Booidea atualmente compreende 58 espécies de serpentes posicionadas em seis famílias: (a) Boidae; (b) Calabariidae; (c) Candoiidae; (d) Charinidae; (e) Erycidae; e (f) Sanziniidae. Possuem ampla distribuição global, se concentrando principalmente em zonas tropicais. Os Booidea constituem um grande modelo para investigações filogeográficas, dada a diversidade e o padrão de distribuição atual. Os estudos filogenéticos e biogeográficos recentes se pautam majoritariamente com base em dados moleculares, estando as últimas filogenias com base morfológica são da década de 90. Neste sentido, o projeto visa propor uma nova proposta filogenética dos Booidea, a partir da revisão e proposição detalhada de caracteres morfológicos, além da informação integrada oriunda de fósseis atribuídos a Booidea, porém sem análise cladística formal para esses táxons. A topologia resultante será submetida a análise de reconstrução de áreas ancestrais, utilizando o modelo paramétrico probabilístico do pacote BioGeoBEARs para o software R. A nova hipótese filogenética juntamente com a análise biogeográfica, propiciarão dados essenciais para o entendimento da origem e macroevolução de Booidea, além de gerar um estudo mais mais completo e abrangente acerca da anatomia do grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ONARY, SILVIO; HSIOU, ANNIE S. Systematic revision of the early Miocene fossil Pseudoepicrates (Serpentes: Boidae): implications for the evolution and historical biogeography of the West Indian boid snakes (Chilabothrus). ZOOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 184, n. 2, p. 453-470, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.