Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de nanodispersões líquido-cristalinas funcionalizadas com cetuximabe para a veiculação de docetaxel no tratamento do câncer de próstata

Processo: 16/22042-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Lucas Noboru Fatori Trevizan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de Próstata | Cetuximabe | Docetaxel | Nadispersões líquido-cristalinas | Nanotecnologia Farmacêutica

Resumo

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais freqüente entre homens no Brasil e é caracterizado por não apresentar sintomas em seus estágios iniciais, sendo diagnosticado em seu estágio avançado, o que muitas vezes dificulta o tratamento. Alguns fatores relacionados podem intensificar sua agressividade, como por exemplo, a superexpressão do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) em alguns subtipos de tumores de próstata. Neste contexto, a inibição do EGFR auxilia no combate da neoplasia, função essa atribuída ao anticorpo monoclonal quimérico IgG1 (cetuximabe) que se liga à porção externa do EGFR, inibindo a proliferação celular, angiogênese e metástase, além de promover a apoptose. Dentre as formas de tratamento destacam-se a braquiterapia, a radioterapia e a quimioterapia utilizando o docetaxel, o qual apresenta vantagem de sobrevivência em pacientes com câncer de próstata metastático resistentes à terapia antiandrogênica. No entanto, a formulação comercial apresenta efeitos colaterais, como febre, anemia, retenção de líquidos, hipersensibilidades, mialgias, mucosite, neuropatias periféricas e toxidade a pele e unhas. Deste modo, justifica-se a pesquisa por carreadores alternativos para docetaxel, como as nanodispersões líquido-cristalinas, que possuem características de alta biocompatibilidade e possibilidade de liberação sustentada, representando uma alternativa promissora para a veiculação deste fármaco. Neste contexto, estratégias de funcionalização da nanoestrutura com anticorpos monoclonais, como o cetuximabe, podem ter o benefício de permitir a liberação sítio específico do fármaco encapsulado, com possível redução de efeitos colaterais. Deve-se considerar ainda que o docetaxel pode agir em sinergismo com o cetuximabe, justificando a terapia em combinação. Por essa razão, a presente proposta visa avaliar o potencial de nanodispersões liquido-cristalinas funcionalizadas com cetuximabe para a veiculação de docetaxel no tratamento de câncer de próstata, com avaliação em modelos de linhagens celulares PC-3 e DU145. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FATORI TREVIZAN, LUCAS NOBORU; ELOY, JOSIMAR O.; LUIZ, MARCELA TAVARES; PETRILLI, RAQUEL; RAMOS JUNIOR, SERGIO LUIZ; BORGES, JULIO CESAR; MARCHETTI, JULIANA MALDONADO; CHORILLI, MARLUS. Anti-EGFR liquid crystalline nanodispersions for docetaxel delivery: Formulation, characterization and cytotoxicity in cancer cells. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 613, . (16/22042-5)
ELOY, JOSIMAR O.; PETRILLI, RAQUEL; FATORI TREVIZAN, LUCAS NOBORU; CHORILLI, MARIUS. Immunoliposomes: A review on functionalization strategies and targets for drug delivery. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 159, p. 14-pg., . (17/05930-7, 16/02723-8, 16/22042-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVIZAN, Lucas Noboru Fatori. Avaliação do potencial de nanodispersões de cristal líquido funcionalizadas com cetuximabe na veiculação de docetaxel para o tratamento do câncer de próstata. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.