Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças com prematuridade extrema, acentuada e moderada na faixa etária de 0 a 2 anos

Processo: 16/26095-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Flávia Bianca de Souza Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Linguagem

Resumo

O nascimento de um recém-nascido pré-termo é considerado de risco para o desenvolvimento infantil saudável, pois as implicações para eles adquirirem morbidades neurológicas, alterações de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem são de duas a três vezes maiores do que das crianças nascidas a termo. Levando-se em consideração o curso do desenvolvimento infantil, no qual a trajetória do desenvolvimento pode sofrer interferências pela prematuridade este estudo foi delineado, com o objetivo de comparar o desempenho de crianças nascidas com prematuridade extrema, acentuada e moderada e crianças nascidas a termo, quanto ao desenvolvimento nas áreas de linguagem, motora grossa, motora fina-adaptativa, pessoal social e visual), na faixa etária de zero a 24 meses. O estudo será realizado na Maternidade Santa Isabel, que é uma maternidade pública que atende parturientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Será realizada a avaliação do desenvolvimento infantil com a aplicação dos seguintes instrumentos: Teste Screening do Desenvolvimento DENVER - II (Frankenburg et. al., 1992) e da Escala Early Language Milestone Scale - ELM (Coplan, 1983) em 260 crianças nascidas pré-termo e 83 crianças nascidas a termo. Os resultados serão analisados por meio de testes estatísticos conforme as variáveis com nível de significância estatística de p<0,05. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Flávia Bianca de Souza. Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças nascidas com prematuridade extrema, acentuada e moderada na faixa etária 0 a 24 meses. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.