Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de pesticidas (Kraft e Score) e da temperatura em Folsomia Candida regulação da transcrição

Processo: 17/06944-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de julho de 2017
Vigência (Término): 01 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Evaldo Luiz Gaeta Espindola
Beneficiário:Livia Pitombeira de Figueirêdo
Supervisor no Exterior: Theodorus Frank Maria Roelofs
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University Amsterdam (VU), Holanda  
Vinculado à bolsa:15/24628-4 - Análise da influência da temperatura no destino e na toxicidade de pesticidas em ecossistemas terrestres e aquáticos utilizando sistemas experimentais integrados, BP.DR
Assunto(s):Ecotoxicologia   Abamectina   Mudança climática

Resumo

Estudos sobre pesticidas demonstraram os efeitos colaterais variam de alterações endócrinas, no desenvolvimento, no funcionamento imunológico, no comportamento, bem como a morte de organismos. No entanto, o desenvolvimento recente de novas tecnologias, novos parâmetros foram usados, no que é chamado agora a era ômicos, com estudos em escala molecular, incluindo genes, proteínas, metabólitos, bem como outras moléculas utilizadas em diagnóstico e prognóstico de processos celulares. Isso tem-se mostrado uma ferramenta promissora de avaliar os efeitos de contaminantes em ambientes, uma vez que a expressão de genes é específica para o tipo de estresse, sendo sensível a muito baixas concentrações de contaminantes e ainda de responder dentro de algumas horas. Entre as espécies utilizadas nos bioensaios ecotoxicologia terrestres, Folsomia candida (Collembola, Isotomidae) merecem destaque, sendo utilizadas em ensaios de toxicidade, com protocolo padronizado pela Organização Internacional de Normalização - ISO, para avaliação da reprodução e sobrevivência desses organismo. Além dos efeitos nocivos dos pesticidas, tornou-se a prática comum de agricultores, aumentar a dose recomendada recomendado, reaplicar em intervalos não regulares e combinar diferentes pesticidas, criando um cenário de risco ainda maior para a segurança saúde e bem como para a segurança do ecossistema. Além disso, outros fatores que merecem atenção no cenário mundial é as implicações das alterações climáticas, devido ao aumento esperado nas temperaturas bem como da toxicidade destes compostos. Por isso, o objetivo desse trabalho é analisar a expressão do gene de Folsomia candida quando expostas aos pesticidas Kraft® e Score®, aplicados isolados e em mistura, sob diferentes condições de temperatura, com o objetivo de identificar se o método de aplicação e a aumento da temperatura podem modificar a expressão genética e os outros processos biológicos relacionados. será utilizidado Solo Lufa vai ser usado para avaliar os efeitos da temperatura e pesticidas em Folsomia candida. Trinta dos organismos F. candida exposto a 23 e vai de 33 ° C durante 3 dias, com cinco réplicas por tratamento. O pesticidas abamectina (Cheminova®) e difenoconazol (Syngenta®), isolados e em mistura. Os animais são expostos ao solo Também Funcionando como controlo (referência limpo) não contaminada. isolamentos de RNA e Q-PCR serão realizados. Ciclos de Q-PCR serão medido usando o software Opção Monitor 3 (Biorad), utilizando uma subtração da linha de base e a configuração do limite Manual de 0005. Os valores de express relativos normalizados para o gene de referência comparação será calculada utilizando o software Q-Gene.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FIGUEIREDO, LIVIA PITOMBEIRA; DAAM, MICHIEL A.; MAINARDI, GIULIA; MARIEN, JANINE; ESPINDOLA, EVALDO L. G.; VAN GESTEL, CORNELIS A. M.; ROELOFS, DICK. The use of gene expression to unravel the single and mixture toxicity of abamectin and difenoconazole on survival and reproduction of the springtail Folsomia candida. Environmental Pollution, v. 244, p. 342-350, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.