Busca avançada
Ano de início
Entree

O valor de conservação de plantios de eucalipto abandonados em paisagens agrícolas da Mata Atlântica

Processo: 17/05662-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de junho de 2017
Vigência (Término): 11 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro Henrique Santin Brancalion
Beneficiário:Ricardo Gomes César
Supervisor no Exterior: Bernard Josiah Barlow
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Lancaster University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/14503-7 - Cronossequência e efeito da paisagem na sucessão secundária de florestas tropicais, BP.DR
Assunto(s):Ecologia de comunidades   Ecologia da paisagem

Resumo

Em paisagens agrícolas altamente desmatadas, as florestas secundárias são um refúgio crucial para a manutenção de populações de espécies nativas. De maneira semelhante, plantios florestais podem abrigar diversas espécies nativas e fornecer serviços ambientais enquanto geram renda. Utilizando fotografias aéreas históricas para identificar florestas secundárias de 7-53 anos de idade em paisagens agrícolas da Mata Atlântica do sudeste brasileiro, este estudo busca analisar o papel complementar de florestas secundárias estabelecidas em pastagens e plantios de Eucalyptus spp. abandonados, analisando os estoques de biomassa e a riqueza de espécies nativas nestas florestas. Os atributos da vegetação destas florestas serão comparados com florestas maduras da região utilizadas como referência. Também identificaremos os principais fatores influenciando a regeneração natural em ambos os tipos de florestas secundárias. Espera-se observar que i) ambas as floresta secundárias são complementares em conservar biodiversidade na escala de paisagem ao fornecer habitat para espécies com diferentes demandas de nicho, ii) indivíduos remanescentes de Eucalyptus spp. aumentam os estoques de biomassa em florestas secundárias jovens, mas podem suprimir as espécies nativas em estágios sucessionais mais avançados, iii) as condições que levam ao abandono de pastagens e plantios silviculturais e, portanto, permitem a regeneração natural, diferem. Conhecer as características complementares das florestas secundárias e quais fatores permitem a regeneração florestal em paisagens agrícolas é essencial para a restauração de paisagens de maneira custo-eficiente e alcançar escala nas ações de restauração ecológica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESAR, RICARDO GOMES; ROTHER, DEBORA CRISTINA; BRANCALION, PEDRO H. S. Early Response of Tree Seed Arrival After Liana Cutting in a Disturbed Tropical Forest. TROPICAL CONSERVATION SCIENCE, v. 10, AUG 21 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.