Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da tecnologia CAD/CAM aditiva selective Laser Melting (impressão 3D) para a confecção de próteses parciais fixas implantossuportadas: análise biomecânica, estrutural e eletroquímica

Processo: 16/23490-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Ferraz Mesquita
Beneficiário:Anna Gabriella Camacho Presotto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Impressão tridimensional   CAM   CAD

Resumo

A técnica aditiva Selective Laser Melting (SLM) é um método de alta tecnologia na confecção de infraestruturas de próteses dentárias, podendo ser viável para a impressão 3D direta em metal das peças ao final do processo. No entanto, apesar de suas vantagens como a economia de material perdido através dos métodos subtrativos, a tecnologia ainda permanece inexplorada na literatura odontológica e carece de análises que confirmem e suportem sua utilização clínica para próteses implantossuportadas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será verificar se há superioridade da tecnologia CAD/CAM aditiva SLM (grupo experimental) com relação a uma tecnologia comercialmente disponível por método subtrativo Soft Metal Block (SMB) (grupo controle) para a confecção de infraestruturas de próteses parciais fixas de 3 elementos. A técnica de sobrefundição será utilizada como controle adicional. As infraestruturas serão comparadas quanto aos níveis de desajuste marginal e tensão induzida ao sistema implantossuportado, através da análise fotoelástica pelo método quantitativo e extensometria. Ainda, o nível estrutural e químico através das análises de microdureza, perfilometria, resistência flexural, módulo de elasticidade, resistência de união à cerâmica de cobertura e estabilidade eletroquímica em ambiente oral simulado serão avaliados para cada uma das técnicas. Para as análises de desajuste e tensão, infraestruturas de PPFs de 3 elementos implantosuportadas serão confeccionadas por meio dos processos SLM (grupo experimental), SMB (grupo controle 1), e sobrefundição (grupo controle 2). Espécimes adicionais com dimensões específicas serão utilizados para as demais análises. A microdureza Vickers será realizada em quatro pontos randomicamente selecionados na superfície de cada espécime através de um microdurômetro. Um perfilômetro será utilizado para a análise de rugosidade. O método de Schmitz-Schulmeyer será aplicado para a análise de resistência de união à cerâmica. A análise de resistência flexural será realizada em uma máquina de ensaios mecânicos obtendo-se indiretamente o módulo de elasticidade de cada grupo. O ensaio eletroquímico será realizado através do método de célula composta por 3 eletrodos para avaliar a estabilidade corrosiva de cada grupo. Os dados obtidos dos grupos serão tabulados, analisados e comparados por métodos estatísticos considerando o nível de 5% de significância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMACHO PRESOTTO, ANNA GABRIELLA; CORDEIRO, JAIRO MATOZINHO; CAMACHO PRESOTTO, JOAO GABRIEL; RANGEL, ELIDIANE CIPRIANO; DA CRUZ, NILSON CRISTINO; LANDERS, RICHARD; BARAO, VALENTIM ADELINO R.; MESQUITA, MARCELO FERRAZ. Feasibility of 3D printed Co-Cr alloy for dental prostheses applications. Journal of Alloys and Compounds, v. 862, MAY 5 2021. Citações Web of Science: 0.
CAMACHO PRESOTTO, ANNA GABRIELLA; RICARDO BARAO, VALENTIM ADELINO; BRILHANTE BHERING, CLAUDIA LOPES; MESQUITA, MARCELO FERRAZ. Dimensional precision of implant-supported frameworks fabricated by 3D printing. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 122, n. 1, p. 38-45, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.