Busca avançada
Ano de início
Entree

Vias de sinalização envolvidas na resposta inflamatória em modelos de cultura 3D de osteoartrite

Processo: 17/07009-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Convênio/Acordo: GlaxoSmithKline
Pesquisador responsável:Denise Vilarinho Tambourgi
Beneficiário:Giuliano Bonfá
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50040-4 - Rational approach for searching molecular targets involved in inflammatory events and cell survival, AP.PCPE
Assunto(s):Osteócitos   Condrócitos   Toxinas   Inflamação   Osteoartrite

Resumo

A resposta inflamatória envolvida na osteoartrite será estudada em modelos de cultura 3D. Este modelo permite a reprodução do microambiente das articulações, uma vez que diferentes tipos de células podem ser co-cultivados, tais como condrócitos, osteócitos e fibroblastos. As células imunológicas podem também ser adicionadas a estes modelos, permitindo a avaliação do seu papel na patogênese da osteoartrite. As culturas irão ser estimuladas por toxinas isoladas de venenos animais, cujas atividades pró-inflamatórias tenham sido anteriormente descritas, e a expressão e produção de moléculas envolvidas com a inflamação serão avaliadas. Após este screening inicial in vitro, algumas toxinas serão escolhidas para melhor elucidar as vias de sinalização desencadeadas nos diferentes tipos de células presentes na cultura 3D. O estudo das vias de sinalização envolverá diferentes ensaios, tais como a utilização de inibidores específicos e a coloração intracelular de moléculas de sinalização, que serão analisadas por citometria de fluxo multicolor e microscopia confocal, incluindo a avaliação da co-localização de marcadores. Estes estudos permitirão a identificação de novas moléculas de sinalização envolvidas com a resposta inflamatória e, possivelmente, novos alvos para o desenvolvimento de drogas anti-inflamatórias específicas para o tratamento de osteoartrite. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLAS-BOAS, ISADORA MARIA; BONFA, GIULIANO; TAMBOURGI, DENISE V. Venomous caterpillars: From inoculation apparatus to venom composition and envenomation. Toxicon, v. 153, p. 39-52, OCT 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.