Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição ao estudo dos espaços públicos na cidade contemporânea: o caso do Parque Nelson Bugalho (Presidente Prudente - SP)

Processo: 17/06498-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eda Maria Góes
Beneficiário:Patrícia Cereda de Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Espaço público   Parques   Áreas de conservação   Grupos sociais   Presidente Prudente (SP)

Resumo

O projeto tem como intuito estudar as relações entre a cidade e os espaços públicos, com foco em parque públicos, dentro do contexto urbano de uma cidade média do interior paulista, bem como o sentido e as práticas cotidianas que são desenvolvidos por seus usuários, a partir de um estudo de caso: o Parque Nelson Bugalho, uma estrutura de lazer localizada em um fundo de vale requalificado recentemente, conformado entre vários bairros, na porção norte de Presidente Prudente (SP). O estudo desse parque público deve possibilitar a aplicação dos requisitos (1. Vitalidade, 2. Sentido, 3. Adequação aos padrões e referências normativas, 4. Acessibilidade, 5. Controle e gestão, 6. Eficácia de sua tecnologia construtiva e 7. Justiça) que, segundo Brandão (BRANDÃO, 2011, p. 36), são necessários aos espaços públicos de boa qualidade, sem perder de vista as necessárias adaptações, porque esse urbanista português não leva em conta a influência das desigualdades socioespaciais, tão importantes nas cidades brasileiras. Dois aspectos principais devem ser levados em conta, especialmente em função da oportunidade de se observar seus primeiros anos de implantação (2016 - 2018): os impactos no entorno imediato e as relações entre o que foi projetado e o que foi realizado. (AU)