Busca avançada
Ano de início
Entree

Vínculos afetivos em idosos: (des)(re)construções, continuidades e descontinuidades

Processo: 17/06041-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Stella Crivelenti Vilar
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Afetividade   Idosos   Redes sociais (grupos sociais)

Resumo

Dado o envelhecimento demográfico, faz-se necessário investigar essa fase do desenvolvimento humano para ampliar a compreensão a respeito dessa população, podendo melhor adequar aos idosos serviços e políticas públicas. A pesquisa em Psicologia voltada ao envelhecimento é relativamente recente, concentrando-se inicialmente principalmente nos aspectos cognitivos. O tema da afetividade e dos vínculos em idosos conta com um percentual menor de pesquisas mas se encontra em expansão, tanto em âmbito internacional quanto nacional, sendo a grande maioria dos trabalhos dentro dessa temática voltados a aspectos quantitativos das redes sociais, em uma perspectiva da teoria do Apego, principalmente. A proposta do projeto em questão é, a partir do mapeamento da rede social de alguns idosos, buscar aprofundar aspectos qualitativos de seus vínculos. O método traçado é de estudo de casos múltiplos, de natureza exploratória, sendo os participantes provenientes de três contextos: uma instituição de longa permanência, um serviço de atenção básica em saúde e um centro de convivência. O intuito é desvelar os distintos discursos que permeiam os contextos escolhidos, em uma perspectiva dialógica e sócio-histórica, baseada na teoria da Rede de Significações, de modo a dar voz às distintas formas de envelhecer, entendendo algumas das diferenças em seus processos de vinculação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILAR, Stella Crivelenti. Tecendo tapetes, redes e subjetividades: processos de re(des)(co)construção de vínculos em idosos. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.