Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação Ni x Ca no controle da podridão apical do tomateiro

Processo: 15/23927-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Wanderley Jose de Melo
Beneficiário:Fernando Giovannetti de Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/06500-1 - Interação níquel e nitrogênio no cultivo da batata com foco na redução da adubação nitrogenada, BE.EP.PD
Assunto(s):Nutrição vegetal   Podridão (doença de planta)   Tomate   Micronutrientes   Níquel   Cálcio

Resumo

O tomate é a hortaliça de maior importância no mundo e a segunda em importância no Brasil. No entanto, é considerada cultura de alto risco devido à necessidade de elevado investimento de capital e às grandes perdas devido a alta suscetibilidade a fatores bióticos e abióticos. Uma das responsáveis pelos prejuízos causados ao tomateiro é a Podridão Apical (PA), nome dado à desordem fisiológica relacionada à deficiência de cálcio (Ca). Embora atribuída ao Ca, o elemento de forma isolada não é eficiente para evitar essa desordem. Existem evidencias que a influência do níquel (Ni) no balanço hormonal da planta e a interação Ni x Ca podem atuar conjuntamente sobre a PA. Para avaliar essa hipótese, dois experimentos com a cultura do tomateiro serão realizados em vasos em casa de vegetação. Os experimentos serão distribuídos inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2x4 com duas doses de Ca (0,35 e 0,70 g kg-1), que corresponderão ao primeiro fator em ambos os experimentos. O segundo fator constará de 4 doses de Ni (0,0; 0,5; 1,0 e 2,0 mg kg-1), aplicadas diretamente no subtrato no primeiro experimento e, 0,0; 0.08; 0.42 e 0.84 mM de Ni, aplicados nas folhas via pulverização no segundo experimento. Durante a condução do experimento, serão avaliadas características agronômicas do tomateiro tais como: altura de plantas, diâmetro do caule, número de nós, condutância estomática e estádio fenológico das plantas. Serão avaliadas, em folhas diagnósticas, macro e micronutrientes, a atividade das enzimas urease e glioxalase, bem como a concentração dos hormônios giberelina, ácido abscísico e etileno. Os frutos serão avaliados por meio de colorímetro e terão produtividade, incidência de PA e os níveis de Ca e Ni mensurados. O Ca do substrato será avaliado quanto ao fracionamento e disponibilidade. Os dados serão submetidos a análise de variância com posterior aplicação do teste de médias em esquema fatorial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, FERNANDO GIOVANNETTI; SANTOS, ELCIO FERREIRA; LAVRES, JOSE. Agricultural crop influences availability of nickel in the rhizosphere; a study on base cation saturations, Ni dosages and crop succession. RHIZOSPHERE, v. 13, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.