Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de concreto de alto desempenho com substituição parcial do agregado miúdo por cinza da madeira de eucalipto (CME)

Processo: 17/07645-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Jorge Luís Akasaki
Beneficiário:Daniela Ladino Chaves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Madeira   Cinzas   Concreto de alto desempenho   Estudo comparativo

Resumo

A procura de concretos com alto desempenho e sustentáveis é um assunto de pesquisa há muitos anos. Devido à ascensão da construção civil, existem constantes buscas para o aprimoramento e obtenção de materiais alternativos que possam contribuir com a formação de concretos com maior desempenho mecânico e de durabilidade cada vez maiores, sendo mais econômica e ecologicamente viáveis. Sendo assim, este projeto busca utilizar os conceitos de dispersão e empacotamento de partículas para a preparação de Concretos de Alto Desempenho (CAD) adicionando-se cinza de madeira de eucalipto (CME) à sua constituição. Esta adição será feita substituindo-se parcialmente o agregado miúdo (areia) pela CME in natura nas proporções 25, 50, 75 e 100%. Assim como será adicionado aditivo superplastificante e sílica ativa como adição mineral ao concreto na proporção de 8% da massa total de aglomerante. O cimento Portland utilizado será o CP V-ARI e será confeccionado um CAD referência, sem adição de CME. O potencial dos CADs será analisado através dos ensaios de adensamento e abatimento de tronco. O ensaio de resistência à compressão será realizado com os concretos em 7, 28, 60 e 90 dias. E, o ensaio de absorção de água com os concretos na idade de 28 dias. Os ensaios terão como padrão as normas indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os resultados obtidos com os CADs produzidos com adições serão comparados com o CAD referência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)