Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular e taxonomia de Macrocoeloma Miers, 1879 (Crustacea: Decapoda: Brachyura: Majoidea)

Processo: 17/08969-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de agosto de 2017
Vigência (Término): 09 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:William Ricardo Amancio Santana
Beneficiário:Jéssica Colavite
Supervisor no Exterior: Amanda Marie Windsor
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Smithsonian National Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/02775-8 - Relações filogenéticas e revisão taxonômica do gênero Macrocoeloma Miers, 1879 (Crustacea: Decapoda: Brachyura), BP.DR
Assunto(s):Morfologia animal   Sistemática   Majoidea   Mithracidae   Filogenia molecular

Resumo

Macrocoeloma Miers, 1879 é um gênero que atualmente compreende 13 espécies endêmicas para as Américas com representantes encontrados tanto no Oceano Atlântico quanto no Pacífico. Recentes análises filogenéticas baseadas em dados moleculares sugerem que Macrocoeloma não pertença à família Mitracidae e sua posição é considerada como incertae sedis na superfamília Majoidea. A costa brasileira é uma importante área de ocorrência deste gênero, na qual oito das espécies conhecidas habitam as áreas intertidal de rochas e recifes de corais. As dúvidas sobre a sistemática, principalmente a relação com outros majóideos, a possível monofilia do gênero e a ausência de uma revisão completa do gênero enfatizam a necessidade e são os principais objetivos deste projeto. Para atingir esses objetivos, vamos combinar a análise morfológica tradicional com as técnicas de sequenciamento de DNA de nova geração para produzir árvores filogenéticas e usá-las como base para a revisão taxonômica do gênero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLAVITE, JESSICA; WINDSOR, AMANDA; SANTANA, WILLIAM. Three new species and a new genus of majoid crabs from the eastern Pacific (Decapoda, Brachyura). ZOOKEYS, n. 825, p. 1-24, FEB 18 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.