Busca avançada
Ano de início
Entree

Retrofit verde como forma de mitigar os efeitos das mudanças climáticas em assentamentos precários em áreas de mananciais de São Paulo

Processo: 17/01781-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim
Beneficiário:Cristina Kanya Caselli Cavalcanti
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática

Resumo

A cidade de São Paulo conta com a maior população urbana na América do Sul, sendo uma das maiores cidades do mundo com seus 12.038.175 habitantes. Dentro deste universo de pessoas, aproximadamente 3 milhões vivem em assentamentos precários, muitos deles em áreas de proteção de mananciais. A combinação entre habitação precária, áreas de proteção ambiental e mudanças climáticas tem levado à um aumento da vulnerabilidade de seus moradores, além de prejudicar o ciclo hidrológico e contaminar as fontes de água dos moradores de toda a cidade de São Paulo. A precariedade das construções e do espaço urbano agrava ainda mais os efeitos do clima sobre uma população de baixa renda e com recursos limitados para enfrentar problemas decorrentes de desastres ambientais locais ou regionais. Esta pesquisa tem como objetivo investigar soluções arquitetônicas que melhorem o desempenho em termos energéticos e de consumo de água em moradias localizadas em assentamentos precários. Tem-se como estudo de caso, moradias localizadas na bacia da Represa Billings, no sudeste da Região Metropolitana de São Paulo. Busca-se contribuir para ampliar as possiblidades de resiliência da população vulnerável, residente na área, no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e reduzir o impacto ambiental das moradias.Informação disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=355030 Acessado em: 27/09/2016Informação disponível em: http://www.habitasampa.inf.br/documentos/cmh/SEHAB_2014_CMH.pdf acessado em: 20/09/2016 (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTINA KANYA CASELLI CAVALCANTI; ANGÉLICA APARECIDA TANUS BENATTI ALVIM. Autoconstrução em contexto de elevação de temperatura: o caso do Cantinho do Céu, São Paulo. Cadernos Metrópole, v. 22, n. 49, p. 757-786, Dez. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.