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Interculturalidade no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira para francófonos: aplicação de tarefas

Processo: 17/06170-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de julho de 2017
Vigência (Término): 25 de julho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Adriana Celia Alves
Supervisor no Exterior: Nathalie Auger
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paul-Valéry Montpellier 3, França  
Vinculado à bolsa:15/13089-5 - Português como Língua Estrangeira: abordagem comunicativa intercultural por meio de música, BP.DR
Assunto(s):Língua portuguesa   Ensino e aprendizagem   Interculturalidade

Resumo

Este plano de atividades é parte integrante da tese de doutorado em desenvolvimento intitulada "Português como língua estrangeira: uma abordagem intercultural por meio da música", que visa refletir sobre o processo de ensino- aprendizagem de língua portuguesa como estrangeira (PLE) para francófonos, a partir da inter-relação entre língua e cultura, promovendo ações didático-metodológicas. Por meio do estágio de pesquisa no exterior, em primeiro lugar, pretende-se aprofundar teoricamente a perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas e cultura, a interculturalidade e o ensino-aprendizagem de PLE, em especial à francófonos. A fim de compreender as relações interculturais de franceses e brasileiros, baseamo-nos em análise de doze interações de Teletandem (entre franceses aprendizes de português, universitários da Universidade Blaise Pascal, e brasileiros aprendizes de francês, universitários da Unesp) e cento e vinte diários reflexivos dos mesmos aprendizes francófonos e brasileiros que participaram do teletandem. Assim, a segunda etapa do estágio no exterior será elaborar e ministrar para os mesmos estudantes que participaram do teletandem, tarefas com músicas baseadas na abordagem intercultural, por meio de um curso de PLE na França (Universidade Paul Valéry - Montpellier III, curso piloto, e Universidade Blaise Pascal, Clermont-Ferrand). Em seguida, procederemos a análise e a interpretação dos dados levantados na aplicação do curso de PLE (diários de aulas dos alunos e questionário aplicado). Dessa forma, esta proposta consiste em uma das etapas da referida tese: a aplicação das tarefas elaboradas a francófonos, no intuito de verificar em que sentido uma intervenção didática a partir da abordagem intercultural com músicas promove a aprendizagem de PLE e propicia uma reflexão sobre as relações interculturais Brasil e França. A posteriori, serão contrastados os dados das interações em teletandem com os do curso de PLE, dando continuidade ao projeto de doutorado.