Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de biofilme e resistência à oxacilina em Staphylococcus aureus isolados de jaleco

Processo: 16/15809-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Valéria Cataneli Pereira
Beneficiário:Amanda Caroline Lima Prates
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Staphylococcus aureus   Biofilmes   Oxacilina   Farmacorresistência bacteriana   Anti-infecciosos   Bacteriologia

Resumo

Staphylococcus pertence à família Staphylococcaceae e consiste em cocos gram-positivos. São bactérias oportunistas que podem causar doenças em homens e animais, pelo fato de habitar a microbiota normal dos humanos, são apontadas como grandes causadoras de doenças hospitalares e na comunidade. No ambiente hospitalar e laboratorial a contaminação do jaleco dos profissionais é inevitável, sendo um risco para a saúde dos pacientes, já que o jaleco se torna um veículo para a disseminação do microrganismo. Algumas bactérias tem a capacidade de produzir biofilme, dentre elas S. aureus se destaca, devido a sua patogenicidade. O biofilme é composto por uma multicamada de células bacterianas que pode contribuir para a aderência dessa bactéria na superfície do jaleco e a resistência aos antimicrobianos pode dificultar o tratamento das infecções causadas por esse microrganismo. Assim, esse estudo tem como objetivo caracterizar S. aureus isolados de jalecos de alunos do curso de Biomedicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) quanto à produção de biofilme e a susceptibilidade aos antimicrobianos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, ISABELA ROTTA; PRATES, AMANDA CAROLINE LIMA; SANTOS, BRUNA DE SOUZA; ARAUJO, JOSIMARA CRISTINA CARVALHO; BONFIM, YAN CHRISTIAN DE OLIVEIRA; PIMENTA RODRIGUES, MARCUS VINICIUS; MORCELI, GLILCIANE; POLETTINI, JOSSIMARA; CAVALLERI, ANDRESSA CORTES; WINKELSTROTER, LIZZIANE KRETLI; PEREIRA, VALERIA CATANELI. Determination of antimicrobial susceptibility and biofilm production in Staphylococcus aureus isolated from white coats of health university students. ANNALS OF CLINICAL MICROBIOLOGY AND ANTIMICROBIALS, v. 18, n. 1 NOV 28 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.