Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil de expressão gênica de Arcella vulgaris ao longo de sua curva de crescimento em laboratório

Processo: 16/14402-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 01 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Daniel José Galafasse Lahr
Beneficiário:Giulia Magri Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/16077-3 - Análise de componentes do metabolismo energético ao longo do crescimento em cultura de Arcella intermedia, BE.EP.MS
Assunto(s):Expressão gênica   Evolução molecular   Micro-organismos

Resumo

Os organismos estão constantemente expostos a uma ampla variação de condições ambientais. A habilidade de sentir e se adaptar a estas mudanças é essencial para que os organismos mantenham suas funções celulares (homeostase). O fitness de uma unidade evolutiva pode ser entendido em termos de reprodução e viabilidade (sobrevivência). A teoria atual pressupõem a existência de uma compensação (tradeoff) entre estes componentes. O que pode impulsionar a evolução de diversos traços ligados a história de vida em organismos existentes, criando uma espécie de variabilidade de tipos celulares. Esta variabilidade e possibilidade de tradeoffs pode gerar um aumento do fitness do grupo em relação à cada célula, favorecendo a transição de um organismo unicelular para um multicelular. Neste projeto pretendemos investigar as diferenças na expressão gênica em Arcella, a partir de análises dos transcriptomas de organismos em cada uma das fases da curva de crescimento, e entender se estas diferenças tem alguma implicação em um aumento de complexidade da cultura. Utilizaremos as técnica de PCR quantitativo para fazer as contagens do número de indivíduos na cultura, com um marcador de Arcella do gene SSUrDNA. Utilizaremos uma adaptação do protocolo descrito em Picelli 2014, para sequenciamento de mRNA de uma única célula. Em cada uma das fases de crescimento, retiraremos 3 indivíduos, separadamente e os submeteremos à reações de sequenciamento de mRNA. Construiremos um perfil de expressão gênica de cada indivíduo, identificando qual gene se trata, e quantificando a abundância de um determinado transcrito. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Giulia Magri. Sequenciamento e anotação do transcriptoma da ameba tecada Arcella intermedia: descrição de vias e descobertas de genes. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.