Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial termogênico da oxidase alternativa mitocondrial expressa em Drosophila melanogaster

Processo: 17/03806-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcos Túlio de Oliveira
Beneficiário:Geovana Siqueira Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/02253-6 - Investigando as alterações metabólicas causadas pela expressão transgênica da oxidase alternativa mitocondrial de Ciona intestinalis em Drosophila melanogaster, AP.JP
Assunto(s):Mitocôndrias   Termogênese   Oxidase alternativa

Resumo

O desacoplamento mitocondrial é um dos principais mecanismos celulares de produção de calor corpóreo, no qual a energia química usada para produção de ATP na cadeira respiratória (CR) é dissipada na forma de calor. Em plantas como a flor-de-lótus, a geração de calor nos órgãos florais é realizada pela presença na CR da oxidase alternativa (AOX), que contorna os complexos III e IV, sem bombear prótons para o espaço intermembranas, reduzindo assim o potencial eletroquímico usado para sintetizar ATP. Em animais, tal mecanismo ainda não foi descrito, provavelmente pelo fato dos grupos mais bem estudados, vertebrados e artrópodes, terem perdido independentemente o gene que codifica AOX ao longo da evolução. Interessantemente, quando AOX foi expressa transgenicamente em Drosophila melanogaster, camundongo e células humanas em cultura, a enzima mostrou-se funcional e proporcionou a estes modelos experimentais uma melhoria nas condições associadas a disfunções mitocondriais, mas suas possíveis consequências termogênicas ainda não foram analisadas. Este projeto visa investigar os efeitos fisiológicos e metabólicos da expressão de AOX em D. melanogaster, testando a hipótese é de que a presença desta enzima aumenta a temperatura corpórea destes insetos. Linhagens expressando AOX em diferentes níveis serão submetidas a diferentes temperaturas, incluindo condições severas de estresse térmico, para analisar os efeitos fenotípicos, moleculares e bioquímicos desta enzima durante o desenvolvimento e na fase adulta dessas moscas. A combinação de análises de termografia de infravermelho, de expressão de genes de estresse térmico e do consumo de oxigênio mitocondrial irá certamente contribuir para o entendimento da biologia da AOX e de seu potencial termogênico em animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO, ANDRE F.; CHIODA, MARINA M.; RODRIGUES, ANA P. C.; GARCIA, GEOVANA S.; MCKINNEY, EMILY A.; JACOBS, HOWARD T.; OLIVEIRA, MARCOS T. Xenotopic expression of alternative electron transport enzymes in animal mitochondria and their impact in health and disease. Cell Biology International, v. 42, n. 6, SI, p. 664-669, JUN 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Geovana Siqueira. Avaliação do potencial termogênico da oxidase alternativa mitocondrial expressa em Drosophila melanogaster. 2019. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.