Busca avançada
Ano de início
Entree

A escrita literária nas aulas de língua portuguesa do ensino médio

Processo: 17/02847-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 22 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Neide Luzia de Rezende
Beneficiário:Sarah Vervloet Soares
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Linguagem   Escrita   Ensino   Literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | Ensino Médio | Escrita | Escrita literária | Literatura | Produção de texto | Linguagem

Resumo

A pesquisa aqui descrita encontra-se vinculada ao Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FEUSP) e centra-se nas práticas de escrita literária no contexto escolar do Ensino Médio. Pretendemos nos concentrar, num primeiro momento, em verificar se essas práticas ocorrem e quais são suas circunstâncias - de ocorrência ou não ocorrência. Nosso objetivo é propor uma discussão acerca do ensino da escrita literária no Ensino Médio, partindo do pressuposto de que esse ensino específico é mais dedicado ao nível fundamental básico. Com isso, pretendemos refletir sobre a importância dessa escrita para a formação do sujeito e de suas capacidades cognitivas, pensando em sua constituição como autor. Conjecturar a escrita literária como parte do ensino de Língua e Literatura significa apontar que a prática dessa escrita carrega valores que podem subsidiar diferentes vínculos com a aprendizagem. Escrever deixa de ser um conteúdo restrito à dimensão técnica ou aos anos iniciais da escola para assumir um sentido social, afetivo, estético, cultural e político. O trabalho será amparado pelos estudos de Vigotsky (1987, 1988, 1999), Catherine Tauveron (2005, 2007, 2014), Christine Barré-De Miniac (2015), Roger Chartier (2001, 2002), entre outros. Visamos a uma pesquisa de caráter etnográfico, cuja principal intenção é compreender os processos e as relações que configuram as atividades de escrita literária no âmbito escolar. Para tanto, propomos realizar esta pesquisa em duas escolas da cidade de São Paulo, uma pública (estadual) e outra privada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Sarah Vervloet. Perspectivas didáticas da escrita literária para o Ensino Médio. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.