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Efeitos de diferentes parâmetros de treino em MTS arbitrário sobre as assinaturas de N400 evocados por membros de classes de equivalência distintos em comparação com o N400 evocados por palavras da linguagem natural

Processo: 17/06178-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 25 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Salvador Caetano
Beneficiário:Marcelo Vitor da Silveira
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/14661-5 - O uso dos potenciais relacionados a eventos em estudos de relações de controle de estímulos derivadas, BE.EP.PD
Assunto(s):Matching to sample   Linguagem natural

Resumo

Estudos recentes observaram que pareamentos de estímulos arbitrários de classes de equivalência diferentes podem evocar efeitos de N400 análogo àqueles que são comumente evocados por palavras da linguagem natural que não são semanticamente relacionadas. Apesar das diferenças nas assinaturas de N400 para pares de estímulos abstratos de classes de equivalência e para pares de palavras, tais resultados têm sido interpretados como evidências de que as relações de equivalência estabelecidas pelo procedimento matching to sample são análogas às relações semânticas que são formadas por contingencias extra experimentais. Assim como tais diferenças que estão relacionadas às diferentes histórias de treino, é possível que as assinaturas de N400 também possam variar em função de alguns parâmetros de MTS.O presente estudo tem por objetivos verificar os efeitos de diferentes parâmetros de treino em matching to sample (quantidade de treino; atraso) sobre as assinaturas de N400 evocadas por estímulos de classes de estímulos equivalentes que derivam deste treino. O Estudo 1 visa replicar em estudantes universitários os efeitos de N400 evocados por estímulos de classes de equivalência diferentes que foram descritos no estudo de Bortoloti, Pimentel e de Rose (2014). Para estabelecer controles melhores para a comparação dos efeitos de N400, medidas de EEG serão coletadas a partir de pareamentos de palavras da linguagem nativa dos participantes. Os procedimentos empregados no Estudo 1 serão utilizados nos Estudos 2 e 3. No Estudo 2 as discriminações condicionais de linha de base serão supertreinadas antes dos testes de eletrofisiologia. Contrastando-se os resultados do Estudo 2 com os do Estudo 1, será possível determinar os efeitos da quantidade de treino sobre as assinaturas de N400. Por fim, no Estudo 3, os efeitos de treinos em matching to sample com atraso ou sem atraso sobre as assinaturas de N400. Estes estudos permitirão determinar quais as características de treino em matching to sample que produzem tipos de relacionamentos semânticos entre estímulos de classes de equivalência mais similares às relações semânticas da linguagem natural. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, MARCELO V.; SILVESTRIN, MATEUS; VILELA, EDUARDO C.; DE ROSE, JULIO C.; ARNTZEN, ERIK; CAETANO, MARCELO S. Equivalence relations do exist before they are tested: Confirmatory evidence revealed by EEG measurements. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 1, SI, p. 284-295, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
DIAS, GUSTAVO C. B.; SILVEIRA, MARCELO V.; BORTOLOTI, RENATO; HUZIWARA, EDSON M. Electrophysiological analysis of stimulus variables in equivalence relations. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 1, SI DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
CORTEZ, MARIELE DINIZ; DOS SANTOS, LETICIA; QUINTAL, ANA ELISA; SILVEIRA, V, MARCELO; DE ROSE, JULIO C. Learning a foreign language: Effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbals. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 53, n. 1, p. 484-492, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

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