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Redes de bibliotecas escolares em Portugal e Brasil: diálogos entre políticas públicas para a educação

Processo: 16/12332-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Claudio Marcondes de Castro Filho
Beneficiário:Claudio Marcondes de Castro Filho
Pesquisador Anfitrião: Gloria Maria Lourenco Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Aberta (UAb), Portugal  
Assunto(s):Educação   Biblioteca escolar   Portugal   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Brasil | Educação | Livro e Biblioteca | Políticas Públicas de Leitura | Portugal | rede | Biblioteca Escolar;

Resumo

Este projeto de pesquisa atua no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Tem por objetivo verificar as políticas públicas do livro, leitura e biblioteca existentes em Portugal, estudando o conceito do Programa de Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (PRBE), seu modelo, características, estrutura organizacional, funcionamento, contexto de atuação e o uso do projeto político pedagógico como recurso educacional da rede. Pretende-se ainda detectar a inserção da instituição biblioteca escolar no mundo da cultura digital e descrever o panorama dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das redes sociais no PRBE. Esse estudo trará subsídios para a avaliação de como é organizado o PRBE, quais são as características, os perfis e os profissionais que nelas trabalham. Programas como a RBE têm um significado forte como modelo de atuação para melhorias na educação, no combate ao insucesso e abandono escolares. Este projeto dá continuidade ao trabalho do proponente no Núcleo de Estudos dos Perfis dos Profissionais da Informação (NEPPI) e do laboratório Centro de Recursos de Informação, Pesquisa e Ensino (CRIPE). Em 2010, o proponente fundou o Núcleo de Estudos dos Perfis dos Profissionais da Informação - NEPPI -, que busca colaborar com a melhoria e a ampliação do processo de aprendizado, com o acesso à literatura científica, com o fortalecimento das disciplinas do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP/USP. Citando apenas alguns dos objetivos da proposta: a) Verificar políticas públicas no que se refere às bibliotecas escolares portuguesas; b) Trazer contribuições para as políticas públicas do livro, leitura e biblioteca no Brasil, mediante a vivência desta realidade de Portugal; c) Constituir um fórum permanente de discussão nacional sobre a problemática da biblioteca escolar, para que se organize um espaço para o pensar e o planejar da mediação do saber. A partir de um método dedutivo, a pesquisa - de caráter exploratório, descritivo, qualitativo e de análise documental - permitirá identificar as particularidades, oportunidades e dificuldades de inserção do bibliotecário nas redes de biblioteca escolar no Brasil, as singularidades dos profissionais portugueses e das políticas públicas referentes às bibliotecas escolares portuguesas. Serão utilizados procedimentos metodológicos como: a) Análise documental; b) Fontes documentais; c) Entrevistas estruturadas; d) Aplicação de questionários. Nesse sentido, o projeto de pesquisa apresenta hipóteses sobre a viabilidade de aplicação de um modelo construído a partir do PRBE em redes de bibliotecas escolares brasileiras. Entre os resultados a serem alcançados citam-se: a) Mapeamento do "estado da arte" nas áreas das políticas públicas do livro, leitura e biblioteca (escolar), do bibliotecário, das TICs, das redes sociais, do PRBE de Portugal; b) Iniciativas de difusão do conhecimento e da experiência - como publicações e apresentações científicas nacionais e internacionais - adquiridos com a Bolsa de Pesquisa no Exterior; c) Estabelecimento de redes de colaboração entre pesquisadores e agentes educacionais, do Brasil e do exterior. A experiência vivenciada em Portugal permite aprofundar, de forma concreta e eficaz, o conhecimento da filosofia e do funcionamento do PRBE. A pesquisa busca ainda apresentar convergências e divergências entre as políticas públicas culturais e educacionais de Brasil e Portugal. Assim, a pesquisa no exterior vem contribuir para um avanço na discussão sobre as políticas públicas do livro, da leitura e da biblioteca no Brasil, e é fundamental para que se considere a possibilidade de aplicação e implantação de um modelo inspirado na experiência do PRBE e apropriado para a realidade das redes de bibliotecas escolares brasileiras.

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