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Aprendizado de distâncias e mapeamento inverso de visualizações aplicados em Mineração de Textos

Processo: 17/08817-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fernando Vieira Paulovich
Beneficiário:Gabriel Dias Cantareira
Supervisor no Exterior: Evangelos Milios
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Dalhousie University, Canadá  
Vinculado à bolsa:15/08118-6 - Mapeamento inverso: empregando manipulação interativa para transformar modelos computacionais, BP.DR
Assunto(s):Visualização de informação   Mineração de texto

Resumo

Com as crescentes quantidade e complexidade dos dados recolhidos e armazenados por computadores modernos, a tarefa de explorar e extrair conhecimento de tais dados está se tornando cada vez mais difícil. Visando solucionar este problema, a mineração de dados, o aprendizado de máquina e a visualização de informação se tornaram campos de grande importância. Recentemente, estes campos foram combinados em uma nova área comum denominada Visual Analytics (VA), que envolve o uso de representações visuais para controlar a criação de modelos computacionais de aprendizado de máquina e mineração de dados, permitindo a usuários incorporar conhecimento em tarefas analíticas. Entre os diferentes tipos de dados explorados usando técnicas de VA, texto é um tipo comum e importante, visto que a maior parte do conhecimento humano é armazenado neste formato. Este projeto de estágio no exterior propõe a aplicação dos conceitos de mapeamento inverso estudados no projeto de doutorado original em um ambiente voltado a análise de textos, visando prover um melhor entendimento do efeito de métricas de similaridade guiadas por usuário em sistemas de análise de textos.