Busca avançada
Ano de início
Entree

A questão do indiscernível nos estudos literários de Gilles Deleuze: contribuições as discussões acerca da experiência de pensamento, Filosofia e Educação

Processo: 16/24586-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de abril de 2017
Vigência (Término): 05 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Cintya Regina Ribeiro
Beneficiário:Cintya Regina Ribeiro
Anfitrião: Alejandro Ariel Cerletti
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina  
Assunto(s):Filosofia da educação   Gilles Deleuze   Literatura

Resumo

No horizonte de uma filosofia do acontecimento ancorada no pensamento de Gilles Deleuze e Gilles Deleuze-Félix Guattari, a pesquisa tem como objetivo geral elaborar um estudo teórico sobre experiências de pensamento em educação. Para tal, visa a dois objetivos específicos: a) definição de categorias analíticas ou linhas de pensamento que possibilitem apreender alguns aspectos estratégicos de uma filosofia do acontecimento constituída a partir da discussão sobre a questão da indiscernibilidade/do indiscernível e a literatura; b) estabelecimento de relações entre essas linhas de pensamento e o campo da educação, focalizando particularmente a necessidade de explorar outras modalidades de atenção em relação aos elementos de criticidade e criação necessários por ocasião das experiências educacionais pautadas por uma filosofia do acontecimento. A investigação visa contribuir para o incremento e o desenvolvimento da produção teórica no interior da área de pesquisa educacional no Brasil, particularmente no âmbito das abordagens pós-nietzschianas em educação, por meio da ampliação dos recursos teórico-práticos dos múltiplos sujeitos envolvidos com a área educacional. Palavras-chave: Gilles Deleuze, indiscernibilidade, literatura, filosofia do acontecimento, experiência de pensamento.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.