Bolsa 17/11270-0 - Inflamação, Divulgação científica - BV FAPESP
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Conscientização e inflamação: a difusão de temas relacionados à inflamação e doenças inflamatórias

Processo: 17/11270-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Bianca Bonini Campos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Inflamação   Divulgação científica   Educação em saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Doenças inflamatórias | educação em saúde | Saúde | Doenças Inflamatórias

Resumo

As doenças inflamatórias constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças que afetam mais de 10% da população mundial. Neste contexto, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID, Processo 2013/08216-2) realiza investigação integrativa e translacional para identificar e validar novas rotas biológicas envolvidas na indução e na resolução da inflamação. As pesquisas envolvem triagem genética de alto desempenho e o resultado esperado é o desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras. Entende-se que a relevância desse projeto para a saúde pública acarreta na necessidade de serem criadas inúmeras estratégias de disseminação do conhecimento pesquisado pelo CRID. Esta atuação se dá por meio do Work Package 8 (WP8) que tem como um de seus focos informar e conscientizar o público leigo bem como estudantes do ensino fundamental e médio acerca de inflamação e doenças inflamatórias. É dentro dessa perspectiva que o CRID fez uma parceria com a ZOOM, representante da Lego Education no Brasil, para oferecer oficinas de robótica que trabalham também temas relacionados à inflamação. Estas oficinas foram inauguradas em setembro de 2014 com o objetivo de despertar em crianças e adolescentes o interesse por tecnologia por meio de um ambiente onde os alunos assistem a palestras sobre tecnologia, noções de programação, acesso a robôs e desafios robóticos, nos quais eles serão estimulados a cumprir determinadas tarefas. A grande maioria dos participantes provêm das escolas públicas municipais de Ribeirão Preto. O local utilizado para as oficinas é a sala da ZOOM que fica no SUPERA, um Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto que foi estruturado por meio de uma parceria entre a Universidade de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a FIPASE, com o apoio da FINEP, do MCT e da FAPESP. Em 2015, ao ser estabelecida a parceria com o CRID, as oficinas passaram a abordar temas de inflamação e doenças inflamatórias em seus desafios. Em 2015 e 2016, foram atendidas 39 instituições de ensino e 1702 alunos. No ano de 2017 seguimos trabalhando com 3 temas: "queimadura solar", "dengue" e "alergia". Em colaboração com o Prof. Helder Nakaya, também estamos desenvolvendo animações curtas sobre inflamação e doenças inflamatórias. Já desenvolvemos uma animação explicando o que é o CRID e seus objetivos e estamos trabalhando no momento com roteiros abordando temas de relevância para a sociedade como automedicação e a relação entre álcool e medicamentos. Somam-se a estas atividades outras importantes atividades de difusão científica que o CRID organiza e que são de cunho mais pontual como o International Symposium on Inflammatory Diseases e o Pint of Science. A bolsista auxiliará na preparação desses eventos pontuais, atuará ministrando aulas nas oficinas tecnológicas e elaborará o material utilizado nos vídeos de animação. Desse modo, espera-se aumentar o impacto e as potencialidades que as novas tecnologias podem oferecer para a formação das crianças e adolescentes em idade escolar bem como ampliar a difusão de informações de utilidade pública para a população como um todo. (AU)

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